Atenção às oportunidades
NORTON |
1º LUGAR - MASTER |
Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação
Criatividade foi a palavra de ordem na Norton para se manter próxima aos clientes no ano em que o isolamento social se fez necessário. Stéphane Artaud, vice-presidente de Abrasivos - América do Sul da empresa, lembra que 2020 foi um período desafiador, em que a companhia teve de se adaptar a uma nova realidade. “Trabalhamos respeitando todos os protocolos de segurança em nossas unidades fabris e também com nosso time comercial, focando nas necessidades dos clientes com agilidade e responsabilidade”, conta o executivo.
Como o momento era de “ficar em casa”, Artaud observa que o principal ponto negativo, em 2020, foi a redução do trabalho em campo ao longo do segundo trimestre. Se a dificuldade veio, a Norton a contornou com a criação de alternativas para acelerar sua presença digital.
Durante os meses de restrições, lançou o projeto “Amanhã Mais Azul Norton”, que consistiu em uma série de ações focadas em ajudar os clientes durante o período. “Foram mais de 500 participações nessa iniciativa em que distribuímos material de apoio para prevenção do Covid-19”, lembra o vice-presidente.
Além disso, o fabricante desenvolveu as “Pílulas de Conhecimento Norton”, treinamento on-line com mais de 18 vídeos de conteúdo relevante para melhorar a experiência da marca entre balconistas, gerentes e proprietários de lojas, além de uma campanha de incentivo com foco em sell out.
A companhia também enxergou a oportunidade durante a crise. Artaud comenta que, além dos planos previamente traçados, a Norton conseguiu acelerar algumas iniciativas, como a criação de mais uma unidade de negócios: uma fábrica de máscaras na cidade de Jundiaí (SP). “Atualmente, nossa produção superou as dez milhões de máscaras produzidas em uma planta onde 100% da equipe é composta por mulheres, o que nos orgulha”, ressalta.
O executivo conta que a empresa registrou crescimento expressivo no segmento da construção em 2020, mas não revela os números do desempenho. Em âmbito geral, diz que o bom resultado foi reflexo do trabalho focado sempre nas necessidades dos clientes, aliado à agilidade e a um trabalho em equipe. “Esses foram os principais motores de nosso crescimento durante 2020”, completa.
EM EVOLUÇÃO
Investimentos estão sendo feitos para ampliação de fábrica e nas manutenções de alta complexidade em equipamentos
Artaud reconhece que a pandemia permitiu que a companhia se desenvolvesse de forma mais ágil na busca de soluções para responder às necessidades dos clientes, mas lembra de outro desafio causado pela crise sanitária: a falta de matéria-prima, que obrigou a Norton a importar muito material de forma aérea para não parar as fábricas. “Em um segundo momento, houve uma inflação muito forte de transporte marítimo e das matérias-primas, principalmente produtos químicos. Entramos em uma espiral inflacionária desde o final do ano passado. Tentamos repassar o mínimo para o mercado sempre com critério e responsabilidade”, explica.
De acordo com o executivo, o objetivo é seguir construindo relações de valor com os distribuidores e consumidores. Nesse sentido, a empresa desenvolveu soluções para higiene, proteção e limpeza de ambientes, a linha Norton Care, que possui tecnologias veganas, virucidas, bactericidas e de alto desempenho, como fibras de limpeza, químicos concentrados e discos de piso. Além disso, apresentou ao mercado a Película Virus Free, uma camada autoadesiva, que promete conservar o visual das superfícies e matar vírus e bactérias em apenas dez segundos.
Investimentos também estão sendo feitos para ampliação de fábrica e nas manutenções de alta complexidade em equipamentos para garantir a qualidade dos produtos. A Norton mantém uma equipe de Trade Marketing, que presta assistência aos lojistas para ajudá-los a vender os produtos de forma que os atributos e vantagens fiquem claros para os consumidores. Além disso, realiza campanhas promocionais em diversas linhas de produtos e nos mais diversos canais de vendas, como home centers, lojas de tintas, material de construção e em lojas especializadas de mármores, madeira e ferragens.
Passado o momento mais crítico da pandemia, o executivo diz que o cenário do primeiro semestre foi positivo em comparação ao mesmo período de 2020. “Crescemos acima de dois dígitos e estamos com foco em crescer em mercados de oportunidade na construção civil. Temos uma visão muito otimista para este ano”, finaliza Artaud.
CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA COM TODOS OS RESULTADOS DO PRÊMIO ANAMACO 2021
STÉPHANE ARTAUD
Nosso foco é crescer em mercados de oportunidade na construção civil. Temos uma visão muito otimista para este ano