Atenta à demanda
Investimentos em produtos, processos internos e apoio aos lojistas vêm favorecendo o crescimento da marca no mercado
COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2024 |
Disjuntores Residenciais - Grandes Clientes |
Interruptores, Plugues e Tomadas - Máster* |
*Máster: empresa foi primeira colocada nas categorias Pulverização e Grandes Clientes
Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação
Em crescimento contínuo no mercado de material elétrico e iluminação, diante da demanda elevada por segurança e eficiência nas instalações, a Tramontina trabalhou, em 2024, para consolidar sua posição no mercado de disjuntores residenciais e interruptores, para expandir sua atuação em novos segmentos e otimizar processos internos para ampliar a participação no setor.
O diretor Comercial da companhia, André de Lima, destaca os investimentos que ocorreram em inovação e na qualidade de seus produtos, com o objetivo de atender às crescentes demandas do mercado de instalações elétricas. “Ampliamos o nosso portfólio de material elétrico e iluminação, abrimos novos canais de vendas e oferecemos treinamentos aos profissionais do setor”, afirma. “Também marcamos presença em eventos deste segmento e realizamos campanhas de marketing, com iniciativas direcionadas a lojistas, profissionais da elétrica, arquitetos e consumidores, visando impulsionar as vendas”, completa.
Entre os projetos colocados em prática, no ano passado, destaque para a apresentação da linha de minidisjuntores TDJ, desenvolvida para proteger a rede elétrica contra sobrecargas, curtos-circuitos e acidentes, prevenindo danos às instalações e equipamentos, e para o lançamento dos Interruptores Smart da linha Onne, que permitem o controle da iluminação por um painel touch, aplicativo ou via assistentes de voz, proporcionando mais conforto e praticidade aos usuários, sem descuidar da busca por soluções sustentáveis, com foco em produtos que favoreçam a transição energética.
São estratégias como essas que permitiram à empresa atingir resultados positivos no ano passado. Segundo o executivo, a Tramontina registrou taxas de crescimento estáveis nas vendas e no faturamento, mesmo com as dificuldades causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul e pela situação econômica.
SUPERAÇÃO Empresa registrou taxas de crescimento estáveis nas vendas e no faturamento
A empresa segue, no entanto, com atuação próxima aos clientes varejistas. Treinamentos técnicos e material de suporte personalizados, campanhas conjuntas de marketing para promover os produtos e melhorar a experiência dos consumidores estão no conjunto de ações destinadas a obter os mais significativos resultados em vendas.
Para que os produtos da marca estejam à disposição dos consumidores, a empresa conta com uma estrutura composta de oito fábricas, cinco Centros de Distribuição e cinco escritórios regionais de vendas. “A rede de representantes e promotores de vendas técnicos é responsável por organizar treinamentos e garantir a reposição dos produtos e material de exposição nas lojas. Nossa estrutura abrangente assegura a disponibilidade do mix da Tramontina em todos os principais pontos de venda do País”, explica Lima.
Os clientes podem contar, também, com um e-commerce destinado às vendas B2B, atendendo a diversos segmentos, incluindo varejo e atacado, e que permite a gestão completa de todos os pedidos e suporte especializado de acordo com cada necessidade, entre outros benefícios. A Tramontina lançou, ainda, a plataforma educacional Educa+, de uso gratuito, com cursos e treinamentos em EAD sobre diversos temas, voltados para o desenvolvimento de habilidades individuais e o autoconhecimento, e informações sobre produtos de elétrica e iluminação.
Diversas dessas ações já fizeram diferença para a empresa em 2023. A Tramontina expandiu sua presença em setores-chave com novos produtos e investimentos em automação e otimização de processos. “Esses avanços ajudaram a reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos. Além disso, mantivemos o foco em capacitação de equipes e ações de marketing, sempre atentos às tendências de mercado”, conta Lima.
As perspectivas seguem favoráveis ao crescimento da Tramontina em 2025, uma vez que a companhia, constantemente, busca aprimorar seu portfólio para atender às demandas do mercado e às expectativas de clientes. “Estamos otimistas quanto ao futuro e planejamos um aumento nas vendas de material elétrico e de iluminação nos próximos anos. Continuaremos trabalhando, arduamente, para atingir nossas metas de crescimento e proporcionar produtos de alta qualidade aos nossos clientes”, finaliza o executivo.
ANDRÉ LIMA Estamos otimistas quanto ao futuro e planejamos um aumento nas vendas nos próximos anos