Atividade econômica cresce no primeiro trimestre
O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica ficou estável em março na comparação com fevereiro, já descontadas as influências sazonais. Com este resultado, a atividade econômica avançou 1,4% no primeiro trimestre de 2011 frente ao último trimestre do ano passado. Em relação aos três primeiros meses de 2010, o crescimento foi de 4,6% e, nos últimos 12 meses encerrados em março, houve expansão de 6,3%.
Do ponto de vista da demanda agregada, a alta em relação ao primeiro trimestre de 2010 foi puxada pelo crescimento de 7,4% do consumo das famílias e pela expansão de 9,4% dos investimentos produtivos.
Já pelo prisma da oferta agregada, o setor de serviços, crescendo 4,6% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2010 foi o destaque. A indústria expandiu-se de 3,9% de janeiro a março deste ano frente aos mesmos meses de 2010 e a agropecuária cresceu 0,8% nesta mesma base de comparação.
Para os economistas da Serasa Experian, a alta de 1,4% mostra que, a despeito das medidas de contenção adotadas pelo governo, houve aceleração do ritmo de crescimento econômico neste primeiro trimestre do ano. Assim, espera-se que, a partir do segundo trimestre deste ano, ocorra uma diminuição no ritmo de expansão da economia, em linha com as necessidades de combate à alta inflacionária.