Atividade industrial segue sem força - Revista Anamaco

Pesquisa

Atividade industrial segue sem força

Texto: Redação Revista Anamaco

Em maio, a produção industrial subiu, após um movimento de queda iniciado em setembro de 2022. De acordo com a Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no mês, o índice de evolução da produção ficou em 51,6 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, que separa a queda da alta da produção na comparação com o mês anterior.
Cláudia Perdigão, economista da CNI, explica que o índice é o menor dos últimos três anos para o mês de maio, o que indica atividade mais moderada na comparação com os anos anteriores.
Os dados do estudo mostram falta de força da indústria, com queda no emprego e estoques em alta. De acordo com Cláudia, um dado positivo é a alta da utilização da capacidade instalada, que subiu dois pontos. Entretanto, apesar do avanço, o percentual é menor do que o registrado nos últimos dois anos para maio.
Já o índice de evolução do número de empregados ficou em 48,4 pontos, valor que representa queda do emprego industrial na passagem de abril para maio. O resultado está abaixo da linha divisória dos 50 pontos desde outubro de 2022.
O índice de evolução do nível de estoques, por sua vez, foi de 51,3 pontos. Por estar acima da linha divisória de 50 pontos, o índice aponta alta dos estoques em relação a abril. É o quarto mês consecutivo de alta.

Foto: Adobe Stock

Atividade industrial segue sem força
Compartilhe esse post:

Comentários