Aumento da confiança do consumidor deve contribuir para a recuperação do varejo - Revista Anamaco

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Aumento da confiança do consumidor deve contribuir para a recuperação do varejo

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela PiniOn, chegou, em setembro, a 105 pontos, mostrando aumentos de 1,9% e 11,7%, em relação a agosto, e na comparação com o mesmo mês de 2022, respectivamente.
Com o resultado, setembro é o quarto mês seguido em que a confiança dos consumidores aumenta, avançando no campo otimista (acima de 100 pontos). A pesquisa considerou 1.750 famílias, que foram entrevistadas em todo o País, em capitais e no interior.
De acordo com o estudo, em todas as regiões do Brasil, houve elevação da confiança, especialmente no Centro-Oeste e no Sul. No recorte das diferentes classes sociais, os resultados permanecem heterogêneos. A confiança aumentou nas classes AB e C, mas diminuiu levemente na classe DE.
A pesquisa indica que as famílias, em geral, demonstram uma percepção mais favorável em relação à sua situação financeira atual, e se sentem mais seguras no emprego. Também houve uma melhora, ainda mais intensa, das expectativas sobre a situação futura.
Outro dado apurado no levantamento mostra que a melhora generalizada do INC se reflete na maior disposição das famílias em adquirir itens de maior valor, como veículos e imóveis. Também aumentou a predisposição a comprar bens duráveis, como geladeira e fogão, e a investir.
Na avaliação de Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP, o resultado de setembro é reflexo do crescimento da ocupação, do aumento da renda das famílias, em decorrência da resiliência do mercado de trabalho, das transferências governamentais e da queda da inflação, além da continuidade da redução dos juros. “O aumento da confiança do consumidor permite projetar uma recuperação das vendas do varejo a partir do terceiro trimestre, fechando o ano com crescimento de 1,9%”, opina.

Foto: Adobe Stock

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