Balanço da ACSP mostra queda nas vendas do varejo em janeiro - Revista Anamaco

Consumo

Balanço da ACSP mostra queda nas vendas do varejo em janeiro

Texto: Redação Revista Anamaco

Com medidas que impactaram negativamente no caixa dos comerciantes, o mês de janeiro teve queda nos negócios, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseado nos dados fornecidos pela Boa Vista S/A.
Em comparação ao primeiro mês do ano passado, a queda média registrada na movimentação do varejo foi de 11,1%. Em relação a dezembro, as vendas caíram 38,7%, pois as lojas na capital tiveram de fechar as portas por vários dias em janeiro.
De acordo com o levantamento, outros dois fatores que contribuíram para que números tão baixos fossem registrados relacionam-se à alta da inflação de produtos de primeira necessidade, como o arroz e o leite, e o fim do Auxílio Emergencial. Ambos deixaram a população com menor poder de consumo no varejo. “Venda perdida nunca mais pode ser recuperada”, observa Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Na sua avaliação, o consumidor já está com mais dificuldade para comprar pelo atual cenário econômico e, para piorar, ainda ocorreu o fechamento do comércio em cumprimento às medidas determinadas pelo Estado, por causa da pandemia.
O Balanço de Vendas de janeiro representa um baque econômico para o varejo, pois havia a sinalização de que a economia do setor estivesse se recuperando desde o fim do primeiro ápice da desaceleração na movimentação do comércio, ocorrido em junho do ano passado. Vale lembrar que, no mês do último Natal, o comércio também teve dias de portas fechadas. “Acreditamos e esperamos que essas medidas de flexibilização permitam o funcionamento do comércio todos os dias a partir de agora”, finaliza Solimeo.

Foto: Adobe Stock

Balanço da ACSP mostra queda nas vendas do varejo em janeiro
Compartilhe esse post:

Comentários