Banho Solidário realiza mais duas ações na capital paulista em dezembro
Texto: Redação Revista Anamaco
O projeto Banho Solidário Sampa, tradicional nas ruas da capital paulista, tem duas novas ações previstas até o final do ano: uma no próximo domingo (dia 10 de dezembro) no Ceagesp e outra no dia 17 no Teatro Municipal.
O projeto, que tem apoio da Lorenzetti, prevê atender a mais de 100 pessoas em situação de rua, além de contar com estrutura para atendimento a pets, com capacidade de banho e secagem simultâneos. A iniciativa conta, também, com serviços de higiene pessoal, como cortes de cabelo, avaliação médica e distribuição de roupas, livros, brinquedos para as crianças, lanches, calçados e kit higiênico. A empresa fez a doação de duchas, torneiras, aquecedores de água a gás, pressurizadores e painéis de iluminação em LED.
Fundada em novembro de 2019, a ONG Banho Solidário Sampa iniciou as atividades durante a pandemia e registra mais de seis mil pessoas atendidas, 25 mil lanches distribuídos nas ações de banho, 3,1 mil cortes de cabelo; 23,3 mil peças de roupas e calçados, 2,1 mil cobertores e 3,4 mil livros doados aos assistidos.
Para a execução do projeto social, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um Veículo Urbano de Carga (VUC) especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, utilizando energia elétrica gerada por placas solares e utilização de água limpa para os banhos. Após a atividade, o VUC retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes.
Os boxes foram revestidos com polipropileno, que impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Assim, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi pensada para um banho confortável. Um box especial foi pensado para ter acessibilidade e receber aos assistidos em cadeiras de rodas.
Foto: Divulgação