Baratão das Tintas instala pontos de coleta e recebe latas de tintas pós-consumo
Texto: Redação Revista Anamaco
Problema antigo no setor, o que fazer com as latas de tintas no pós-uso, parece que começa a ser resolvido. Fazendo parte do plano de ação definido no Termo de Cooperação Ambiental firmado, em novembro do ano passado, entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), do Ministério Público de São Paulo; a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), criadora e coordenadora da Prolata; a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati); e a Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo (Artesp), o Grupo Baratão das Tintas, na Baixada Santista (SP) ganhou quatro postos de coleta de latas de tintas pós-consumo.
Batizados de pontos de entrega voluntária (PEV), eles foram instalados, em 29 de junho, nas lojas da Rede localizadas em Santos, São Vicente, Guarujá e Itanhaém, todas no litoral paulista, e a expectativa é de que, até o início do ano que vem, todas as 13 unidades do Grupo sejam pontos de coleta.
Esses pontos fazem parte da estratégia da cadeia de produção e comercialização de tintas de cumprir todas as etapas da logística reversa, garantindo que as embalagens vazias possam ser coletadas e recicladas da forma correta, sem serem descartadas de maneira inadequada no meio ambiente.
Marcus Vinicius Silveira e Souza, sócio proprietário da Baratão das Tintas, comenta que a decisão de se tornar ponto de coleta vem da consciência da empresa em trazer boas práticas ao mercado de tintas e através da parceria com a Artesp teve oportunidade de colocar o projeto em prática. “Desde a inauguração da primeira revenda, em 1982, assumimos o compromisso de proporcionar soluções definitivas e inovações ao mercado. Essa é a primeira iniciativa de cunho ambiental realizada pela empresa. Nossa expectativa é dar ênfase à sustentabilidade na nossa região, propondo uma vida melhor aos clientes”, observa.
Souza conta que a receptividade dos clientes está sendo ótima, pois conseguem enxergar a importância das ações sustentáveis e a preocupação com as gerações futuras. Os consumidores estão sendo informados da medida por meio das redes sociais, por e-mail e por meio de panfletos que estão disponíveis no balcão das lojas.
Foto: Divulgação