Basf contribui com soluções para o tratamento do Rio Jundiaí
A Basf, por meio da divisão de Químicos para Tratamento de Água, contribui com soluções para o tratamento dos resíduos domésticos e da indústria de Jundiaí feito pela Cia. de Saneamento de Jundiaí (CSJ).
A empresa fornece para a Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí (ETEJ), administrada pela CSJ, floculantes para separação sólido-líquido para o tratamento do Rio Jundiaí, um dos maiores afluentes do Rio Tietê. O processo da Estação é bastante simples e robusto, consistindo em lagoas aeradas de mistura completa seguidas de lagoas de decantação.
Com alto peso molecular, os polímeros da Basf promovem o agrupamento das partículas sólidas, formando o lodo, e permitindo a separação do líquido (efluente bruto), que segue para o tratamento. O lodo, por sua vez, é processado e transformado em fertilizante orgânico de qualidade e uso seguro.
O processo da Estação tem eficiência para remover 95% da carga orgânica dos resíduos e tem produzido duas mil toneladas por mês de fertilizantes. Todo o esgoto coletado na cidade de Jundiaí, que já foi a responsável por 70% da poluição do rio, é tratado na ETEJ. Cerca de 36 milhões de m³ foram tratados e destinados adequadamente em 2017, garantindo um saneamento de qualidade e respeitando o meio ambiente.