Belgo lança nova marca alinhada à transformação cultural e digital
Texto: Redação Revista Anamaco
A Belgo Bekaert apresenta sua nova marca, a Belgo Arames, criada para refletir sua evolução estratégica no Brasil e para chancelar a maneira pela qual é nomeada e conhecida no mercado. Ricardo Garcia, CEO da Belgo Arames, observa que não foi apenas o nome que ficou mais fácil de ser pronunciado. Segundo ele, a primeira reformulação em 47 anos parte de um conceito simples, com movimentos flexíveis para ressaltar a maleabilidade do arame de aço e com cores que remetem à sua história: a empresa foi fundada em 1975 por meio de uma parceria estratégica entre a ArcelorMittal (à época Belgo-Mineira) e a Bekaert, representadas pelo laranja, vermelho e azul, respectivamente.
No dia 15 de dezembro, a Belgo iniciou a divulgação da mudança da marca para o seu público interno. Em 16 de dezembro, o dia D, a empresa apresentou a novidade para o mercado, com alteração na fachada de todas as suas nove unidades no Brasil, localizadas em Minas Gerais, Bahia e São Paulo. A comunicação com os clientes será feita por várias frentes, desde contato presencial a uma campanha de mídia, que entrará no ar em janeiro.
Segundo Roberto Milhomem, diretor de Marketing e Produtos Comerciais da Belgo, essa primeira fase de “rebranding” recebeu investimento de cerca de US$ 1 milhão. “Teremos uma comunicação pessoal muito intensa para fazermos essa virada o mais rápido possível, envolvendo todos os nossos públicos. A partir das próximas semanas, nossos produtos já chegam ao mercado com nova embalagem, mais limpa, moderna e atraente, reforçando nosso novo momento e também valorizando o ponto de venda de nossos clientes”, afirma.
A nova marca também celebra o resultado de um processo de transformação cultural e digital que a empresa investe desde 2019. “Essa mudança coroa um movimento de muito amadurecimento, iniciado ao definirmos o nosso propósito, que é criar uma vida melhor para todos. É comum ver empresas que mudam a marca e depois se preocupam com o restante, mas aqui fizemos o inverso, tratamos primeiro nossas questões internas, nos reinventamos - de uma indústria tradicional para uma totalmente inovadora - para agora estampar essa nova imagem, com identidade e personalidade bem definidas”, conta Garcia.
O CEO destaca que uma das importantes conquistas desse amadurecimento foi a criação da gerência de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social, composta pelos grupos de afinidade Equidade de Gênero, Pessoas com Deficiência, Migrantes em Vulnerabilidade, Equidade Racial, LGBTI+ e Gerações. Dentre os compromissos assumidos nessa área, está o de ter 30% de mulheres contratadas até 2030. Atualmente, dos 3.434 empregados, 16% são mulheres. A empresa já dobrou a presença feminina em cargos de liderança. Das 484 mulheres empregadas em 2020, 7,9% eram líderes. Já em 2022 o número saltou para 15,5%.
Outra evolução, segundo ele, é a criação da diretoria de Inovação e Digital, composta pelas áreas de Digital, Inovação, Propriedade Intelectual, Fronteira Tecnológica, Corporate Venture Building, Corporate Venture Capital, e-commerce, Analytics e Inteligência Artificial. Nesta frente, a Belgo lançou, recentemente, a linha de produtos easyworks, com os primeiros gabiões da América Latina produzidos em malha soldada para trazer mais sustentabilidade, produtividade e estética aos projetos geotécnicos e da construção civil; e a Belgo Cerca Rápida, startup corporativa com um projeto pioneiro para padronizar e acelerar em até cinco vezes a instalação de cercas rurais no País. Em parceria com a ArcelorMittal e o Centro Tecnológico CIT Senai, está investindo na criação do primeiro Centro de Desenvolvimento da Tecnologia de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco (CDT MADA) do País.
Garcia salienta que o fomento a políticas e ambientes cada vez mais saudáveis para seus empregados também caracterizam essa nova fase. Atualmente a Belgo adota jornadas híbridas de trabalho, home office e horário flexível para cargos administrativos, disponibiliza espaços de coworking e de inovação para potencializar a criação e contribuição das equipes dentro de um pensamento ágil e intraempreendedor.
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