Bemfixa desenvolve projeto para lojas e colhe bons resultados da investida
Texto: Redação Revista Anamaco
Aproveitar a experiência no varejo e no trade marketing para transformar as lojas e incrementar as vendas. Com esse pensamento, a Bemfixa desenvolveu um projeto - batizado de Loja Modelo - que está fazendo a diferença nas revendas paulistas.
Fabio Neves, diretor da empresa, conta que a companhia detectou que os lojistas enfrentam dificuldades na definição, implantação, exposição, merchandising, controle e gestão das linhas que compõem o mix chamado de "encartelados", tratado na Bemfixa como linha bricolagem e "faça você mesmo".
Diante dessa realidade, idealizou o projeto que permite organizar o ponto de venda, aumentar o giro dos produtos, diminuir o nível de rupturas e ampliar a rentabilidade do comércio. A ideia principal é colocar o conhecimento da empresa a serviço das lojas juntamente com a diversidade da linha da marca, que possui, aproximadamente, 1.500 itens divididos em 15 famílias de produtos: buchas, buchas especiais, brocas, parafusos, pregos, acessórios para decoração, acessórios para móveis, sinalização, elétrica, prateleiras, suportes, bateprego, smartfix, viva baby e Bemfixa Profissional. “As lojas que aderirem ao projeto terão o mix ideal sugerido por nós, sempre adequado ao seu perfil individual, em uma implantação com a qualidade Bemfixa de apresentação ao consumidor, estimulando o autosserviço e a compra por impulso”, garante Neves, acrescentando que cerca de 30% das vendas dessa linha são realizadas pelo impulso do consumidor ao ver os produtos expostos ao lado do item que ele foi comprar.
O executivo observa que, antes de adequar à loja, a empresa detecta o seu potencial para receber o projeto, de acordo com o perfil, espaço, localização e pré-disposição para a venda através do autosserviço. Se for aprovada nessa fase, o próximo passo é apresentar o conceito do projeto e todo o material de merchandising disponível para a ambientação do espaço, o pacote de vantagens comerciais para se tornar uma Loja Modelo, como a prioridade no lançamento de produtos. O fabricante faz a sugestão do mix e desenvolve o planograma, de acordo com o perfil da loja e, por fim, com a chegada dos produtos, inicia a implantação das linhas seguindo o padrão Bemfixa de exposição. “Desde que o espaço esteja livre e disponível para implementação, em até três dias após a chegada de todo o material a loja está pronta”, explica o diretor.
O projeto prevê não apenas a implementação nas lojas que já comercializam os produtos da empresa, mas também a prospecção de novos parceiros
Neves comenta que o projeto embrião nasceu em 2017, em parceria com a loja Hidroceram, conhecida como Loja Tudo, tradicional varejista no bairro de Moema, em São Paulo (SP). Desde então, a Bemfixa estudou o comportamento, tanto do varejo quanto do consumidor final e encontrou um modelo de negócios benéfico para o varejo.
O resultado da primeira investida foi animador. A Loja Tudo, cliente da empresa há mais de 30 anos, e primeira beneficiada com o projeto aumentou em 600% o giro dos produtos da marca em apenas um mês. “O projeto realizado pela Bemfixa foi fundamental em nossa loja. Deixou o ambiente mais agradável e os produtos fáceis de localizar. A mudança foi visível logo na primeira semana, quando percebemos que os clientes estavam solicitando menos ajuda dos nossos vendedores”, comemora Thaysa Kley, responsável pela área de Marketing da revenda.
Até o momento, cinco revendas foram beneficiadas, sendo quatro na capital paulista e uma no interior do Estado. “Estrategicamente, decidimos iniciar por São Paulo para facilitar o acompanhamento e desenvolvimento do projeto. Mas, agora, este está apto a ser implantado em qualquer lugar do Brasil”, explica Neves.
Os primeiros pontos de venda demandaram investimento de R$ 350 mil por parte da Bemfixa, que prevê aporte de R$ 1,6 milhão em 2019. A expectativa, segundo o executivo é de implementar a Loja Modelo em mais quatro revendas este ano e, pelo menos, 50 no ano que vem.
Para que clientes e não clientes fiquem cientes da novidade, os vendedores e representantes da empresa em todo Brasil estão apresentando o projeto munidos, além de material específico, dos cases de sucesso. O próximo passo será a comunicação de todo o mercado por meio das mídias impressas e digitais.
Atendendo às principais lojas de ferragens, ferramentas, material para construção, home centers e lojas especializadas no faça-você-mesmo, a Bemfixa tem uma meta definida a partir do projeto. “A intenção é fazer com que o mercado varejista siga a tendência dos home centers e descubra os benefícios em implantar um sistema de venda através do autosserviço, abolindo a ilusória vantagem financeira que as vendas a granel e/ou no balcão parecem trazer ao lojista”, destaca Neves.
O projeto, de acordo com o diretor, prevê não apenas a implementação nas lojas que já comercializam os produtos da empresa, mas também a prospecção de novos parceiros.
Apesar das vendas estáveis no ano e ainda sofrendo os reflexos da crise e desconfiança dos empresários no País, sobretudo nas áreas política e econômica, o fabricante segue investindo. Entre as iniciativas mais recentes estão a expansão no mercado nacional e internacional, pesquisa e desenvolvimento de produtos e em tecnologia. Para o próximo ano, o diretor observa que é significativo o desejo do comércio em retomar importantes negociações, olhando mais introspectivamente para o seu negócio e apostando que 2020 será o ano do início efetivo da virada do mercado.
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