Boas práticas em debate
Texto: Redação Revista Anamaco
O último dia de programação da NRF Retail’s Big Show 2019, evento realizado em Nova Iorque, mais uma vez colocou a tecnologia e a boa comunicação com os clientes como impulsionadoras dos negócios das empresas.
Entre as palestras, um dos destaques foi a proferida por Scott Galloway, fundador da Gartner L2, que falou sobre o cenário do varejo em 2019 na apresentação “Além do burburinho: Estado do varejo 2019” e fez análises e avaliações dos mercados de tecnologia e varejo.
Na ocasião, Galloway fez algumas previsões e disse que a postura das empresas será cada vez mais importante para definir se terão sucesso ou não e destacou a importância dos programas de fidelidade para garantir o que ele chamou de ‘monogamia do consumidor’.
Com executivos de empresas renomadas entre os palestrantes, os participantes fazem um balanço positivo do evento. Na avaliação de Angelita Ferraz, diretora da Ferraz Pesquisa de Mercado, a NRF confirmou várias tendências apresentadas no ano passado como algo já concretizado. “Ao meu ver, a loja passa agora a ter um papel social, ao invés de comercial. Não existe mais o on/off. O que existe é uma marca que atua como um todo”, frisa.
ANGELITA FERRAZ, DIRETORA DA FERRAZ PESQUISA DE MERCADO
Outro ponto destacado pela executiva é o avanço da tecnologia como aliada. Isso porque, segundo, ela, o uso da tecnologia não é aplicado apenas na jornada do consumidor, mas também na parte interna do varejo. “A feira trouxe muitas soluções para ganhar eficiência, produtividade e redução de custos internos”, comenta.
Numa análise especifica para o setor de material de construção, Angelita comenta que um dado que chamou sua atenção foi apresentado por Matt Jones, diretor Online/Mobile da Home Depot. A diretora comenta que ele apresentou o app da loja com a Realidade Aumentada e revelou que a interação com essa tecnologia aumenta em até 70% a conversão das vendas.
A executiva destaca, ainda, o espaço dedicado apenas às mulheres. Batizado de The Girls Lounge, o espaço abrigou discussões sobre os desafios que as mulheres têm pela frente e como se “reinventar” em um ambiente tão masculino como o varejo.
Carlos Eduardo Santos, presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), também traça um balanço positivo sobre o evento e lembra a participação recorde dos brasileiros - de cerca de 2.500 pessoas -, o que representa a maior delegação internacional presente.
Santos observa que os varejistas e profissionais do setor aproveitam a oportunidade para se inspirar através das inovações tecnológicas e das boas práticas de gestão. “Assistimos às palestras e fazemos visitas técnicas com o objetivo de levar todo esse conhecimento para o Brasil”, explica.
Segundo ele, cada participante faz uma reflexão sobre o que foi possível identificar durante o evento e alguns grupos organizam eventos pós NRF no Brasil para compartilhar o conhecimento para quem não pode estar presente. “O que ficou de mais marcante para mim foi a digitalização das marcas. Não se discute mais que o varejo físico está morrendo nem que o eletrônico está crescendo. A discussão, agora, é qual o processo de digitalização que as lojas terão daqui pra frente”, explica.
Fotos: Divulgação