Bom começo de ano
O Grupo Sika está comemorando os bons resultados globais alcançados neste início de ano. O desempenho positivo, de acordo com Jan Jenisch, CEO da Sika, aconteceu em todas as regiões de atuação da companhia. De janeiro a março deste ano, a empresa registrou 23,3% de aumento nas vendas, o que representa o quarto trimestre consecutivo com crescimento elevado. Mesmo diante de um efeito cambial negativo de 7,7%, o faturamento cresceu 15,6% em francos suíços.
No primeiro trimestre, as vendas da Sika cresceram 31% na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Um ligeiro aumento na atividade de construção na Europa, que também foi sentido nos países em crise do sul europeu, contribuiu para esse crescimento, bem como as aquisições realizadas em 2013. Além disso, os lançamentos de novos produtos e o inverno ameno tiveram um efeito positivo no período.
Na região da América do Norte, o mercado de construção evoluiu positivamente e as vendas aumentaram 5,8%. A expansão acelerada nos mercados emergentes também está produzindo resultados convincentes.
A região da Ásia/Pacífico cresceu 22,5%. Em particular, a China e os países do sudeste da Ásia geraram um crescimento de dois dígitos. Na América Latina, as vendas continuaram em nível elevado, com um aumento de 17,1%. No entanto, a desvalorização de uma série de moedas locais resultou em grandes perdas cambiais. "A estratégia de 2018 iniciou com resultados positivos e registramos um excelente desempenho nos negócios para os primeiros três meses de 2014", salienta Jenisch. "A acelerada expansão nos mercados em crescimento, os investimentos em novas fábricas, as aquisições que fizemos e os lançamentos de novos produtos, tiveram um impacto substancial para o crescimento no primeiro trimestre", observa o executivo.
Para o restante do ano, o Grupo confirma sua meta de crescimento entre 6% e 8% a taxas de câmbio constantes, o que está em linha com a nova Estratégia de 2018. Através de novos investimentos em mercados em crescimento, o lançamento de novos produtos e as empresas adquiridas, a Sika dará continuidade à sua estratégia de crescimento este ano. "Os movimentos cambiais fortes e as condições de enquadramento que prevalecem em alguns mercados continuarão sendo um desafio durante este ano fiscal", finaliza o CEO.