Bons resultados
29/04/2016
A Paranapanema encerrou o primeiro trimestre deste ano (1T16) com resultados estáveis e eficiência equiparada aos melhores transformadores globais de cobre. No período, a empresa registrou forte geração de caixa de R$ 377 milhões, vendeu 69,2 mil toneladas de produtos e auferiu receita líquida de R$ 1,3 bilhão, 9% superior na comparação com o primeiro trimestre de 2015 (1T15).
Com o enfraquecimento do mercado interno, a organização manteve seu foco comercial nas exportações, principalmente para China e América Latina, e atingiu 72% de vendas para o mercado externo, ante 58% registrado em todo o ano de 2015.
Para manter o atendimento às suas necessidades de capital de giro, a Paranapanema vem focando esforços em preservar linhas e liberar novas fontes de capital, de forma a mitigar os efeitos do atual momento de escassez de crédito e apetite decrescente do mercado bancário para concessão de empréstimos e financiamentos, que apresenta projeção de liquidez muito limitada para os próximos meses.
Neste sentido, a empresa manteve os investimentos para manutenção de ativos no nível programado; reduziu o uso de capital de giro em R$ 111,5 milhões, ou 366% em comparação ao quarto trimestre de 2015; e, mesmo considerando a inflação do período, reduziu em 30% (R$ 13,7 milhões) as despesas recorrentes.
A companhia também deu sequência ao processo de monetização de ativos, como a compensação de R$ 17,2 milhões em créditos tributários e a venda, a ser concretizada em médio-longo prazo, do terreno da antiga unidade Capuava, em Santo André (SP), com valor potencial de R$ 150 milhões. “A combinação de inteligência de mercado e rígida gestão de recursos nos permitiu entregar resultados acima da média da indústria metalúrgica brasileira, mesmo diante de um cenário econômico adverso, com retração na disponibilidade de crédito e enfraquecimento do PIB industrial. Isso é prova do sucesso do nosso plano de negócios, o Paranapanema 2018, que tem permitido à companhia apresentar resultados estáveis e previsíveis, trimestre a trimestre, há quase dois anos”, afirma Christophe Malik Akli, presidente da Paranapanema,. “Podemos afirmar que nosso plano de tornar a Paranapanema uma empresa competitiva em âmbito global foi alcançado”, completa.
Lançado em 2014, o Paranapanema 2018 é um amplo trabalho de revisão dos processos comerciais, industriais, financeiros e administrativos que visa conferir maior eficiência operacional, sustentabilidade aos negócios e previsibilidade de resultados e de capital empregado. A partir deste trabalho, a empresa definiu novas estratégias de negócio pautadas na disciplina no uso de capital, forte trabalho de gestão de custos e pelo aumento do uso da capacidade industrial instalada.