Bosch atinge mais de R$ 10 bilhões em vendas na América Latina em 2022
Texto: Redação Revista Anamaco
A Bosch anuncia seu desempenho no ano fiscal de 2022. De acordo com os números apresentados, a companhia encerrou o período com vendas totais de R$ 10,3 bilhões na América Latina, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas, o que representa um incremento de 11,5% em comparação com 2021. “Esse crescimento robusto reforça que estamos no caminho certo com a nossa estratégia de longo prazo e de investimentos em soluções de produtos e serviços com alto valor agregado para os mercados onde atuamos, inclusive com forte potencial de exportação”, destaca Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina.
Segundo ele, os setores de Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial contribuíram, diretamente, para atingir o resultado positivo na região.
As operações do Grupo no Brasil foram responsáveis por 74% do volume de vendas na região. Seus mais de 10 mil colaboradores no País contribuíram para atingir um faturamento de R$ 7,8 bilhões de no ano passado, sendo 23% gerados a partir das exportações para os mercados da América Latina, América do Norte e Europa.
Para este ano, o executivo antecipa que a Bosch segue com uma visão positiva, porém cautelosa. “Em momentos de maior volatilidade, é ainda mais importante garantir a solidez financeira da empresa por meio do equilíbrio entre rentabilidade e investimentos. Neste cenário, esperamos um crescimento moderado das vendas para este ano”, comenta Perez.
De acordo com o CEO, em 2023, a empresa planeja investir cerca de R$ 290 milhões na América Latina, a fim de manter o desenvolvimento, a eficiência e a competitividade de suas unidades fabris. Para tanto, a empresa aplicará seus esforços na digitalização das linhas de produção do setor da mobilidade, em serviços de conectividade, gestão do ferramental industrial, na nacionalização de linhas de ferramentas à bateria e com cabo, implementação de soluções de indústria 4.0, novos projetos e softwares. “Investimos, anualmente, cerca de 7% das vendas na região em P&D, inovação e digitalização para prover soluções tecnológicas para as áreas da mobilidade, agronegócios, mineração, indústria e tecnologia da informação”, revela.
Stefan Hartung, presidente mundial da Bosch GmbH, lembra que, em 2022, a Bosch superou suas metas de negócios em um ano desafiador e aumentou as suas vendas totais para 88,2 bilhões de euros, a margem EBIT das operações subiu de 4% para 4,3%. “Enfrentamos bem os desafios de 2022 - nossas vendas e nossa margem foram maiores do que o esperado”, explica.
Apesar dos efeitos colaterais da pandemia de Covid-19, a companhia conseguiu aumentar suas vendas em 3,5% no primeiro trimestre de 2023. Ainda que as perspectivas econômicas sejam modestas, a empresa almeja um crescimento de vendas entre 6% e 9% para o todo o ano de 2023 e sua meta para a margem EBIT das operações, em 2023, está em torno de 5%. Mesmo que o ambiente econômico e social continue exigente, a Bosch quer crescer significativamente mais rápido nos próximos anos. “Nosso objetivo é crescer em todas as regiões do mundo e estar entre os três principais fornecedores em nossos mercados relevantes”, finaliza Hartung.
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