Branco Motores faz balanço positivo do primeiro trimestre e quer mais em 2024
Texto: Redação Revista Anamaco
A Branco Motores segue colhendo os frutos das estratégias acertadas tomadas nos últimos anos. Atendimento, portfólio e adequação às necessidades dos diversos segmentos nos quais atua - agronegócio, construção civil e ao setor de floresta e jardim - têm permitido à empresa registrar percentuais significativos de crescimento.
Juliano Silva, diretor geral da companhia, conta que, no primeiro trimestre deste ano, a Branco registrou 25% de crescimento, aumentou seu portfólio de produtos em 10% e elevou sua carteira de clientes em 15%. “O período foi bastante forte e resultado de tudo o que fizemos ao longo de 2023, com a melhoria de produtividade da empresa, aumento do nosso portfólio e melhor eficiência de mercado. A demanda apareceu e nós estávamos preparados”, avalia.
O executivo também credita aos lançamentos da Branco, tanto de 2023 quanto no primeiro trimestre de 2024, parte desse bom desempenho, dada a boa aceitação dos produtos no mercado.
A expectativa da companhia é alcançar 30% de crescimento em 2024 em comparação a 2023, ano que exigiu atenção por parte da empresa, mas foi também de resultados positivos. Os lançamentos representam 3% do faturamento no período. “Em 2023, a Branco cresceu em torno de 15%, num cenário bastante desafiador, com demanda reduzida e deflação no mercado”, explica.
O bom ritmo de crescimento é fruto de estratégias, de um planejamento de longo prazo e de investimentos, que têm sido direcionados a tecnologia, sistemas, novos softwares, além de equipamentos e ampliação da capacidade do principal centro de armazenagem. Outro foco é o capital humano, que recebe treinamentos e capacitação contínua, de forma a superar as expectativas do mercado.
Plano bem definido
A Branco segue um planejamento estratégico de cinco anos para frente revisitado anualmente, baseado em valores bastante fortes, iniciativas estratégicas, disciplina e foco em inovação, velocidade, proatividade e competividade. “Nosso propósito é ser a melhor parceira do varejo. Colocamos tudo o que está no papel em prática, o que permite continuarmos crescendo a taxas acima da média de mercado e nos segmentos definidos como estratégicos, que são o agronegócio, a jardinagem e a construção civil”, afirma Silva. O varejo de construção segue como um dos segmentos de destaque para a empresa, sobre o qual visualiza-se um período de bastante prosperidade no futuro próximo.
Com atuação em todo o Brasil, a Branco vem aumentando sua presença em todos os Estados, segundo o executivo, graças, também, ao portfólio que atende a setores diferentes: agronegócio – o principal e que segue em crescimento -; jardinagem – o de crescimento mais acelerado -; e construção civil, que deverá ter reforço no sortimento de produtos, com a inclusão de ferramentas elétricas.
As expectativas com essa medida são altíssimas e a meta é atingir as cinco primeiras posições do mercado. Para isso, a ideia é seguir passo a passo, de maneira muito bem planejada e executada, com acompanhamento e correções de rota sempre que necessário. “Esperamos, ao longo dos próximos cinco anos, alcançar relevância no mercado de ferramentas elétricas do Brasil, tal qual já acontece no maquinário para o agronegócio e nos equipamentos para jardinagem. O mesmo deve acontecer com ferramentas elétricas”, prevê.
Para tanto, a Branco pretende aumentar sua eficiência de mercado, cobrindo cada vez mais e melhor o mercado brasileiro, com portfólio competitivo, produtivo e de valor agregado ao varejo, para que o lojista possa servir ao cliente final, sem esquecer da parceira com seus fornecedores e com comunidade, apoiando uma variedade de instituições e ONGs.
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