Braskem Labs anuncia parceria para fomentar negócios sustentáveis
Texto: Redação Revista Anamaco
A edição de 2020 do Braskem Labs já tem suas startups selecionadas para a próxima fase da plataforma. O programa, que visa impulsionar negócios sustentáveis criados a partir da química e do plástico, conta, este ano, com quatro gigantes: a AkzoNobel, fabricante de tintas e revestimentos; Ambev, do setor de bebidas; a BRF, multinacional do ramo alimentício; e o Grupo Boticário, detentor das marcas de beleza.
As companhias trabalharam juntas para escolher os 21 projetos que utilizam a química e/ou o plástico de forma mais inovadora e com maior impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Nesta edição, por conta do distanciamento social necessário durante a pandemia do novo coronavírus, a seleção aconteceu em quatro dias de apresentação totalmente on-line, com o engajamento de mais de 800 pessoas, entre integrantes das empresas participantes e importantes nomes da cadeia da química e do plástico.
Das startups que seguirão no Braskem Labs, 10 irão participar do Braskem Labs Ignition, focado em startups ainda em fase de validação de modelo de negócio; e 11 do Braskem Labs Scale, que oferece suporte para negócios em fase de tração ou escala, impulsionando seu crescimento. Mais de 70 startups já foram aceleradas pelos dois programas nos últimos quatro anos, 96% delas continuam no mercado e 40% atraíram investimentos externos.
A próxima fase acontece entre julho e setembro deste ano, quando os empreendedores participarão de workshops e mentorias (com executivos da Braskem e das empresas), individuais e em grupo, relacionados aos seus negócios, com dinâmicas envolvendo desde o estabelecimento de um público-alvo à construção do modelo de negócio. A plataforma conta, ainda, com apoio do Quintessa, aceleradora dedicada a negócios de impacto social ou ambiental positivo.
No Braskem Labs, as empresas apoiadoras não se tornam sócias das startups ao final. Marina Rossi, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem e responsável pelo Braskem Labs, explica que essa prerrogativa reforça o posicionamento do programa em prol de negócios de impacto social positivo. “As conexões geradas durante o programa são muito positivas e enriquecedoras e, mesmo sem vínculos econômicos, essas parcerias surgem de forma espontânea. Desde o início da plataforma, mais de 25% das empresas participantes fizeram algum tipo de negócio com a Braskem”, comenta.
Foto: Adobe Stock