Caio Megale sugere trabalho em parceria com representantes da construção
Texto: Redação Revista Anamaco
Representantes do setor de material para construção participaram, em 12 de abril, de uma reunião com o Secretário da Indústria, Comércio e Inovação, Caio Megale, marcando o início de um diálogo que tem como objetivo a discussão de medidas para alavancar o crescimento do segmento. A reunião aconteceu durante o Salão Internacional da Construção e Arquitetura (Feicon Batimat), no São Paulo Expo, na capital paulista.
Claudio Conz, presidente executivo da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), abriu o encontro destacando que as expectativas são boas, lembrou que indústria e varejo trabalham juntos e reforçou o potencial do segmento, capaz de gerar empregos e contribuir para o reaquecimento da economia. No entanto, afirmou que, no momento, o clima é também de preocupação. "Estamos entusiasmados com o novo governo, mas preocupados, pois não há perspectivas em relação a programas como 'Minha Casa, Minha Vida', entre outras dificuldades", frisou.
O secretário ressaltou que a economia passa por um momento crítico, mas muito já foi acomodado e faltava um horizonte, de políticas econômicas mais claras, sustentáveis e sólidas e de uma parceria um pouco mais próxima do setor público como privado. "A visão do novo governo é de diálogo, muita proximidade, para tentar dirimir essas incertezas", garantiu Megale.
Segundo ele, o momento é de reorganização e de reequlíbrio e o governo tem, de imediato, dois grandes desafios: resolver o problema Fiscal, que é histórico, com o crescimento prolongado dos gastos públicos brasileiros e agir para a desburocratização. Para solucionar o primeiro deles, a Reforma da Previdência é uma das medidas chave. Em relação à burocracia, o secretário disse que é necessária a tomada de medidas para simplificar a vida do empresário, que sofre com uma legislação trabalhista complexa e com o excesso de normas federais, estaduais e municipais que mudam a cada dia. "Chegamos a uma situação que não dá para avançar, é preciso reverter tudo isso e a função da nossa secretaria é justamente buscar a agenda de simplificação da economia, com muita interlocução do setor privado. Só vocês sabem quais são os seus principais problemas e podem nos ajudar a montar esta agenda", explicou o secretário.
Ele lembrou que está sendo criada a Simplifica, uma agenda de ações construídas com base na interlocução através de mesas executivas, realizadas com setores como o da construção civil.
O secretário da Indústria, Comércio e Inovação anunciou, ainda, a criação de um posto avançado da secretaria em São Paulo, para facilitar o diálogo e a busca por soluções para trazer de volta os investimentos e, consequentemente, a retomada do crescimento do setor. "Na construção, temos uma agenda de simplificação e de modernização. Não resolveremos tudo da noite para o dia, mas trabalharemos juntos, pois todos queremos que o Brasil volte a crescer", finalizou.
Foto: Alan Morici/Grau 10 Editora