Campanha da Abradee alerta para prevenção de acidentes com energia elétrica - Revista Anamaco

Entidades

Campanha da Abradee alerta para prevenção de acidentes com energia elétrica

Texto: Redação Revista Anamaco

A Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e suas 39 associadas lançaram, hoje, a 18ª Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica.
Com o slogan "Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica", a iniciativa visa à conscientização sobre a importância da prevenção e do comportamento seguro em relação à eletricidade, de forma a reduzir o número de acidentes relacionados à energia elétrica, que registrou um aumento de 26 casos em 2023, chegando a 782 entre fatais e com lesões graves e leves. Um aspecto positivo é que o número de falecimentos caiu cerca de 8% em comparação ao ano anterior.
A campanha inclui material educativo, site exclusivo e ações em mídias sociais e com influenciadores digitais, com o objetivo de atingir diferentes públicos, desde profissionais do setor elétrico até a população em geral, abordando a segurança relacionada aos eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, enchentes, entre outros, apresentando dicas e orientações para prevenção.
De acordo com Marcos Madureira, presidente da Abradee, a participação ativa de todos é fundamental para um ambiente mais seguro em relação ao uso da energia elétrica. "A redução dos acidentes fatais em 2023 é um indicativo claro de que nossas ações de conscientização estão no caminho certo. No entanto, o aumento no número total de acidentes nos alerta para a necessidade de intensificarmos nossos esforços. Cada vida importa e nosso objetivo é zerar o índice de acidentes", afirma, acrescentando que, com a nova campanha, a meta é alcançar um número ainda maior de pessoas e garantir que a mensagem de segurança chegue a todos os cantos do País.
O maior número de acidentes está relacionado à construção ou manutenção predial, cabo energizado no solo, serviços realizados na rede, ligação elétrica clandestina, furto de condutor/equipamento de energia e incidentes com equipamentos e máquinas agrícolas. No ano passado, dentre os incidentes registrados pelas distribuidoras, 232 são considerados como lesão grave e 300 como lesão leve. A área de construção/manutenção predial é a principal responsável pelas mortes, com 50 falecimentos.
Levantamento da entidade aponta que a Região Centro-Oeste registrou 47 acidentes com a rede elétrica, dentre os quais 12 no setor de construção ou manutenção predial e 11 em operações agrícolas. No Norte, ocorreram 111 acidentes, com 17 provocados por ‘cabo energizado’, causando nove mortes.
O Nordeste contabilizou 233 acidentes, 77 em construção ou manutenção predial, dos quais 22 resultaram em mortes, seguidos por 17 casos, com 13 mortes provocadas por veículos, como atropelamentos ou batidas em postes. O Sul, por sua vez, somou 105 acidentes, com 30 casos nas mesmas atividades, incluindo 2 mortes. Serviços na rede de telefonia e TV a cabo contabilizaram 17 casos, com cinco mortes.
Na Região Sudeste, o total foi de 286 acidentes, com 114 ocorrências. O setor de construção ou manutenção predial, novamente se destaca, com 114 casos, sendo 23 mortes. Incidentes com cabos energizados no solo atingiram 19 casos e relacionados à poda de árvores chegaram a 18.

Foto: Adobe Stock

Campanha da Abradee alerta para prevenção de acidentes com energia elétrica
Compartilhe esse post:

Comentários