Capacitação na palma da mão
07/04/2017
Um dos grandes desafios do varejo de material de construção vem sendo, há muitos anos, e ainda deverá ser a qualificação dos profissionais de venda. Dificuldade de acesso, disponibilidade de tempo, conteúdo, interesse em aprender são obstáculos enfrentados pelos lojistas diariamente, mas as tecnologias estão mais e mais facilitando esse processo.
Foi o que demonstrou o diretor da Escola de Varejo da Anamaco (EVA)– Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção , José Carlos Araújo, na palestra realizada nesta tarde na Arena do Conhecimento, na Feicon/Batimat, com o tema Inovação em Treinamento para Lojas de Material de Construção.
Araújo desenhou o cenário do segmento, marcado pela alta rotatividade e a falta de qualificação técnica dos vendedores diante de consumidores, mais informados e exigentes. A solução indicada por ele é treinar, treinar e treinar.
A EVA vem se diferenciando pela criação de conteúdos à distância para treinamento de vendedores, somando mais de 70 cursos e 136 mil alunos qualificados em dez anos, que demonstram que os meios digitais podem ser um caminho para ampliar o alcance da informação. “Ninguém vende o que não conhece. O consumidor está impaciente e não quer esperar. Ele busca uma experiência de compra e, muitas vezes, não encontra”, disse.
A novidade apresentada é o EVA Digital, um aplicativo de celular que oferece a possibilidade de treinamento on line em qualquer tempo e na palma da mão. Segundo Araújo, o acesso aos celulares inteligentes é crescente e vem superando o acesso à internet por meio de computadores.
A plataforma conta com cursos básicos e avançados para lojistas e seus colaboradores e instaladores, nas áreas de custos, gestão tributária, estoques, vendas, merchandising, orçamento e gestão de lojas. O sistema oferece rapidez na circulação de informação, abrangência, mensuração de metas, otimização de tempo, entre outras vantagens a industrias, comerciantes, profissionais e consumidores.