Casas da Água se fortalece internamente e amplia número de lojas
Texto: Redação Revista Anamaco
Em um dos anos mais difíceis de sua história de mais de meio século, Casas da Água fechou 2020 com mais trabalho, aprendizado e união entre todos os colaboradores. Segundo José Nitro Neto, diretor-Geral da empresa, o período foi bastante desafiador, de incertezas, mas também de muito crescimento interno e de fortalecimento dos valores institucionais.
Nitro Neto destaca o trabalho realizado internamente, que privilegiou a maior proximidade com os 1.600 colaboradores das Casas da Água. “Não tínhamos respostas para tudo, mas focamos numa comunicação clara, transparente e rápida. Tivemos de ter muita coragem, não demitimos ninguém, ao contrário, contratamos e fizemos um trabalho muito legal internamente”, comemora.
Depois de um semestre bastante difícil, especialmente nos três primeiros meses do ano, a segunda metade de 2020 mais aquecida compensou a inflação do setor, apesar dos juros baixos. Ainda que os resultados financeiros tenham empatado com os registrados em 2019, a companhia conseguiu colocar em prática parte dos planos projetados para o período. No ano passado, duas novas unidades foram abertas, com investimentos totais em torno de R$ 5 milhões, totalizando 20 lojas no Estado de Santa Catarina.
Uma delas foi instalada em Porto Belo, município do Vale do Itajaí, e outra no bairro do Campeche em Florianópolis. Cada ponto de venda conta com cerca de 2.500 m² de área de vendas e quatro mil m² de área de estoques, sendo que a primeira possui 40 colaboradores e a segunda, 60 funcionários.
Com um mix de produtos formado por 25 mil itens, a empresa aposta no atendimento para atrair e fidelizar os clientes. “Somos uma Rede grande, mas com atendimento de loja de bairro, humanizado, técnico, buscamos apresentar solução aos clientes. Nossos vendedores têm bastante tempo de casa”, destaca Nitro Neto.
Outros investimentos também foram realizados no ano passado, como a repaginação das lojas, renovação de showrooms e a criação do setor de SAC, de forma on-line, com uma equipe de profissionais dedicados a atender às necessidades e dúvidas dos consumidores de todas as plataformas de vendas.
O executivo conta que está em andamento, ainda, a mudança do sistema de gestão da companhia, um projeto complexo que vem desde 2018, conduzido por um comitê e por empresa especializada, e deverá ser finalizado neste ano e que prepara as Casas da Água a estrutura necessária para a operação do comércio eletrônico a partir do ano que vem. “O desafio é ter o mesmo atendimento, a mesma experiência de compra da experiência da loja física no ambiente on-line”, explica.
Os investimentos não param. Está prevista a inauguração de mais duas unidades, sendo que uma delas, em Itajaí, será integrada a um Centro de Distribuição (CD), com 10 mil m² de área. As expectativas para 2021 são cuidadosas e otimistas. “É difícil fazer previsões para o ano. Buscamos oportunidades e não nos acomodamos. A crise nos tira da zona de conforto e estamos trabalhando muito mais”, finaliza Nitro Neto.
Foto: Divulgação