Cautela na indústria de matcon
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou hoje, 03 de março, a nova edição do Termômetro da indústria de material de construção, pesquisa de opinião realizada com as lideranças das empresas associadas.
A pesquisa aponta que para 50% das indústrias o faturamento de fevereiro foi considerado “Bom” ou “Muito Bom”. Para 35% o período foi “Regular”, enquanto os demais 15% consideraram o mês “Ruim” ou “Muito Ruim”.
As projeções para este mês de março indicam desempenho positivo: 65% esperam um período “Bom” ou “Muito Bom”, enquanto 30% projetam um mês “Regular” e apenas 5% “Muito Ruim”.
Já em relação à pretensão de investimentos nos próximos 12 meses, o setor aponta queda no otimismo. De acordo com o Termômetro, 65% dos associados pretendem investir nos próximos 12 meses, ante 77% no mês anterior.
Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, explica que o mês de fevereiro mostra que a indústria segue com um otimismo moderado cauteloso, devido à externalidades, como taxa de juros e inflação. Além disso, há indefinições por parte do novo governo junto ao Congresso em relação às reformas estruturantes a serem viabilizadas este ano, como a Reforma Tributária. “Pela Abramat, seguimos trabalhando, constantemente, em parceria com demais entidades e setores da indústria e governos federal, estaduais e municipais, com objetivo de atingir crescimento de 2% em 2023”, explica o executivo.
Foto: Adobe Stock