Celite constrói Museu que conta a trajetória do banheiro brasileiro
Texto: Redação Revista Anamaco
Para retratar a história da Celite ao longo de quase oito décadas de atividades, a empresa inaugura, na planta de Santa Luzia (MG), o Museu Celite. O espaço mostra a evolução do cômodo que, como templo secreto de todas as casas, reflete comportamentos, contextos econômicos, políticos e sociais do País. A inauguração do museu é fruto do trabalho realizado nos últimos dois anos. “Durante essa trajetória de pesquisas, vivemos uma experiência extremamente rica ao acessar a história inovadora e resiliente da marca que vivenciou tantos momentos importantes e desafiadores do nosso País e triunfou. Ao olhar esse percurso, foi possível comprovar o quão querida e respeitada a Celite é pelos brasileiros”, conta Sérgio Melfi, diretor Comercial e Marketing da Roca Brasil.
Para construir o acervo que se constitui o Museu, foi implementada uma longa janela de trabalho junto com funcionários e ex-funcionários. Melfi observa que foi muito gratificante contar com a participação de pessoas que fizeram parte da história e que quiseram contribuir. Nos contatos realizados durante o processo de curadoria, um ex-colaborador concedeu para o acervo o relógio de pulso que recebeu da Celite quando completou 50 anos de carreira na empresa. Outro antigo funcionário da fábrica de Minas Gerais doou itens que guardou por anos: conjunto de louças, a planta baixa da fábrica de Santa Luzia, datada de 1968, e catálogos que, mesmo com os anos, se apresentaram impecáveis.
Além da memória afetiva dos ex-funcionários, a pesquisa feita na internet permitiu encontrar peças antigas em ótimo estado, incluindo um valioso conteúdo de propagandas realizadas nos anos de 1980 e 1990.
A escolha para a instalação do museu em Santa Luiza se deu por mais uma homenagem à história de pioneirismo da empresa. “Desde então, a Celite construiu uma forte relação com o público mineiro. Fomos a primeira indústria do segmento de louças a investir no Estado e contribuir com a geração de empregos e o desenvolvimento da economia local. Toda essa biografia nos permitiu construir uma relação de extrema confiança com toda a cadeia de consumo em Minas Gerais, que nos posiciona como líderes de mercado local”, afirma Pau Abelló, presidente da Roca Brasil.
O projeto do Museu tem como conceito a criação de uma linha do tempo contando uma história que perpassa curiosidades dos anos 1940 até os dias atuais, trazendo momentos relevantes da história brasileira e mundial e ilustrando cada década com as louças sanitárias da época. Junto com a equipe da Celite, o arquiteto Raphael Santos foi o responsável em tornar tangível a trajetória da marca, que envolveu tantas pessoas, resgatando histórias surpreendentes.
Além dos itens de banheiro, o espaço possui outros objetos em louças sanitárias fabricados até os anos 1990, que serviam como brindes, como cinzeiros e porta-canetas. Uma parede lúdica com caleidoscópios mostra diferentes efeitos visuais que aguçam a curiosidade do visitante ao descobrir mais sobre a marca. Ao fundo, um espelho confere amplitude ao local, criando um efeito de continuidade, simbolismo perfeito para a história ainda a ser contada da Celite em seus próximos anos.
Foto: Divulgação