Cenário de recuperação - Revista Anamaco

Vendas de cimento

Cenário de recuperação  

Texto: Redação Revista Anamaco        

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), as vendas da indústria do cimento se recuperaram em abril, após retração no primeiro trimestre. Em termos nominais foram comercializadas 5,1 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 12,1% em comparação ao mesmo mês do ano passado. A comercialização do produto no acumulado dos quatro primeiros meses do ano aumentou 0,2%.
A pesquisa revela que o volume de vendas do produto por dia útil, indicador que melhor representa o desempenho de vendas do setor, retraiu 0,9%, em relação a março. Com isso, de janeiro a abril, o recuo chega a 1,8%.
Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC, explica que mesmo com queda na taxa do desemprego e o aumento da massa salarial, os principais indutores do consumo de cimento, seguem ainda impactados pela alta inadimplência e endividamento das famílias, além da persistente e elevada taxa básica de juros.
Segundo ele, em um ano com tantas incertezas e embates políticos e econômicos, a indústria do cimento segue atenta às discussões sobre a Reforma Tributária, às metas setoriais de descarbonização e a implementação do mercado de carbono no País. “Após dois anos consecutivos de queda nas vendas e uma capacidade ociosa em torno de 35%, a indústria brasileira do cimento espera reverter este desempenho, influenciada pelos avanços em projetos de habitação e infraestrutura”, salienta o executivo.

Foto: Adobe Stock

 

 

 

Cenário de recuperação  
Compartilhe esse post:

Comentários