Cenário econômico derruba confiança - Revista Anamaco

Indústria

Cenário econômico derruba confiança

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 2,5 pontos em dezembro, chegando aos 50,1 pontos e revela que os empresários passaram de um estado de confiança para um estado de neutralidade. Com o terceiro mês seguido de recuo, desde setembro, o indicador acumula retração de 3,2 pontos. 
Para Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, a tendência de queda do indicador se deve à alta da taxa de juros pelo Banco Central e às incertezas que culminaram em uma desvalorização do Real frente ao dólar.  “Nos últimos meses, a retomada da elevação dos juros vem afetando a confiança dos empresários sobre os seus negócios e, principalmente, sobre a economia. Em dezembro, a taxa de câmbio se tornou bastante volátil, trazendo incerteza e impactando a avaliação deles”, pontua Azevedo.
A pesquisa indica que o resultado do ICEI em dezembro é consequência da pior percepção dos empresários quanto ao presente e ao futuro das empresas e da economia. O Índice de Condições Atuais caiu 1,8 ponto em dezembro, para 46,5 pontos, enquanto a percepção sobre o momento atual das empresas passou de um patamar positivo para um patamar neutro.
Segundo o estudo, o Índice de Expectativas recuou 2,8 pontos, para 51,9 pontos. O indicador permanece acima da linha divisória de 50 pontos, indicando que os empresários seguem confiantes para os próximos seis meses. 

Foto: Adobe Stock

Cenário econômico derruba confiança
Compartilhe esse post:

Comentários