Cenário sombrio
O termômetro mensal com a projeção das vendas dos associados à Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) projeta regularidade nas vendas em novembro, após dois meses da retomada de desempenho.
Para este mês, 46% dos entrevistados esperam boas vendas no mercado interno. O pessimismo existe para 11%, que acreditam que as vendas serão ruins, e para 3% muito ruins.
O estudo também indica que a intenção de investimento das indústrias associadas caiu. No período atual, somente 46% das empresas indicaram que deverão fazer investimentos nos próximos 12 meses.
Walter Cover, presidente da entidade explica que o quadro de queda nas vendas em 2015 deverá persistir até o final do ano. “O setor foi muito prejudicado pelo clima de pessimismo dos empresários e das famílias com o baixo crescimento da economia, bem como pelo menor número de dias uteis, resultado de feriados e da Copa do Mundo. A expectativa é grande para medidas na política econômica que induzam um aumento nos investimentos públicos e privados, incrementem o consumo pelas famílias e melhorem o nível de confiança dos agentes econômicos”, afirma.