Cerbras investe em nova linha de produção e almeja novos mercados - Revista Anamaco

Empresas

Cerbras investe em nova linha de produção e almeja novos mercados

Texto: Redação Revista Anamaco

Com foco na conquista de maiores parcelas do mercado nacional e internacional de revestimentos, a Cerbras anuncia seus projetos de expansão. A empresa deverá investir mais de R$ 170 milhões na aquisição de maquinários desenvolvidos na Itália e Espanha a serem utilizados na instalação de uma nova linha de produção, que permitirá ampliar sua atuação em 2021.
Com a nova linha, a expectativa é que a capacidade produtiva da empresa chegue a quatro milhões de m²/mês, posicionando a Cerbras como uma das cinco maiores indústrias do segmento no Brasil. A previsão é que ela seja inaugurada no segundo semestre deste ano e gere cerca de 150 novos postos de trabalho. Atualmente, a companhia atua nos Estados do Norte e Nordeste brasileiros e exporta para mais de 30 países.
Os projetos visam à ampliação do mix, incluindo porcelanatos de grandes dimensões, nos tamanhos 120cm x 120cm, 120cm x 60cm, 90cm x 90cm, 22,5cm x 120cm e 15cm x 120cm. "A Cerbras será a única fábrica do Nordeste a produzir estes formatos que atendem às novas tendências mundiais de arquitetura e design. E vamos produzi-los com o que há de mais moderno no mundo em tecnologia de porcelanatos", explica a diretora da empresa, Mariana Mota.

                                                         
Dessa forma, a companhia visa ampliar o alcance da marca no País, em especial, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sobretudo em cidades que contam com lojas mais focadas no atendimento a arquitetos e especificadores, como boutiques e home centers. O aumento da produção vem a atender à crescente demanda por cerâmicas e porcelanatos nos últimos anos. “A Cerbras bateu recorde de vendas em 2020, com um crescimento de 12% em comparação a 2019”, revela Mariana.
A executiva destaca que os investimentos em tecnologia contribuem para o reforço dos conceitos de Indústria 4.0, o que, para a companhia, é um grande diferencial no mercado. “Estamos buscando integrar, ainda mais, nossos sistemas, utilizando inteligência artificial na nossa rotina e otimizando nossos processos por meio da conectividade", afirma.
Com mais de 30 anos em operação, a empresa conta com capacidade produtiva de 38.400 milhões de m²/ano, incluindo as tipologias: Cerâmica, Porcelanato e Super Prime, lançada recentemente, sendo a primeira cerâmica polida e retificada do mercado.
Com conceitos fortes de responsabilidade ambiental, a Cerbras adota práticas sustentáveis eficazes, a exemplo do reúso de 100% da água da fábrica, tratada por meio de cinco estações de tratamento, que reaproveitam a água de cozinhas, banheiros e do processo de produção. A prática economiza 65.712 m³ de água por ano.
A empresa adota, também, coleta seletiva e reciclagem, monitoramento da qualidade do ar, sistema de tratamento de efluentes sanitário e industrial, reaproveitamento de ar quente e de 100% dos resíduos, como caco cerâmico, pó cerâmico e o borra do esmalte, além da compensação vegetal das áreas degradadas na extração mineral. A Cerbras utiliza o biogás (Gás Natural Renovável) no processo industrial.

 

Fotos: Divulgação

 

 

 

 

Cerbras investe em nova linha de produção e almeja novos mercados
Compartilhe esse post:

Comentários