Chatuba abre loja na Barra da Tijuca e chega a sete unidades no Rio de Janeiro
Texto: Redação Revista Anamaco
Com o objetivo de estar cada vez mais próxima do consumidor, a Chatuba acaba de inaugurar mais uma loja no Rio de Janeiro. Após 13 meses de obras, a sétima unidade do Grupo abriu as portas em 01 de março e está localizada na Barra da Tijuca, junto ao shopping Aerotown Power Center. A abertura estava prevista para acontecer no terceiro trimestre do ano passado mas, por conta da pandemia de Covid-19, precisou ser adiada.
O ponto de venda, que recebeu aporte de R$ 20 milhões, possui 3,6 mil m², um mix de mais de 15 mil produtos e amplo estacionamento e tem em sua arquitetura um novo conceito de loja, com tudo que é necessário para construir e reformar.
Dalva Sousa, presidente da Chatuba, comenta que o portfólio sofreu uma pequena adequação, após pesquisa na região. “A proposta é ofertar um mix completo de material de construção e reforma, desde produtos básicos aos de acabamento, a preços competitivos. O projeto da loja foi desenvolvido sob a perspectiva da jornada de compra do consumidor. É a primeira da Rede onde estamos implantando o gerenciamento por categoria, estratégia para melhor categorização de produtos de acordo com as necessidades do cliente. É uma loja piloto que servirá para a remodelagem das demais unidades”, antecipa a executiva.
Nesse novo conceito, ao entrar na unidade da Barra da Tijuca, o consumidor vai se deparar com dois caminhos, um que vai conduzi-lo para o material básico (cimento, telha, impermeabilização, portas e janelas, elétrica e?hidráulica) e outro para decoração (acabamento, porcelanatos, tintas, metais, louças e iluminação). O objetivo é permitir que o cliente encontre, mais rapidamente, o que precisa. “O design moderno da loja proporciona um ambiente de compra bastante agradável. A expectativa é que o consumidor encontre a solução para todas as etapas da sua obra. O novo layout e sinalização facilitam a jornada de compras”, reforça Dalva.
Para esta sétima unidade, a executiva conta que a expectativa é aumentar, significativamente, a visibilidade da marca, pois, geograficamente, coloca a Chatuba próxima aos principais players do mercado do Rio de Janeiro. “Em relação ao faturamento, esperamos que a loja da Barra da Tijuca participe com 11% das vendas da companhia”, revela.
O ponto de venda deverá atender ao consumidor final pessoa física, profissionais liberais e autônomos da construção e também a chamada pessoa jurídica, seja ela do setor da construção ou de outros segmentos.
A presidente da Chatuba conta que, no ano passado, a empresa cresceu 1% em faturamento em relação a 2019. Entretanto, quando considerado o resultado do lucro líquido, a Rede registrou um ano surpreendente.
Este começo de 2021, segunda ela, continua surpreendendo. Dalva explica que, considerando as mesmas lojas, o Grupo superou a previsão orçamentaria de janeiro e fevereiro. “Entretanto, vale ressaltar que foi o primeiro ano na história da empresa que funcionamos no período de Carnaval”, observa.
Na avaliação de Dalva, para os próximos meses, a valorização dos lares continuará favorecendo o setor da construção, reforma e decoração. “Acredito que teremos um ano de bom faturamento, principalmente no primeiro semestre. Para 2021, a expectativa é crescer em torno de 26%, quando consideradas todas as unidades, somadas aos canais de televendas e e-commerce”, finaliza.
Foto: Divulgação