Ciclo negativo - Revista Anamaco

Pesquisa

Ciclo negativo

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), marcou 107,4 pontos em julho, o que representa a terceira queda consecutiva (-0,7%), descontados os efeitos sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o resultado seguiu a mesma tendência (-0,1%), continuando o ciclo negativo iniciado em janeiro de 2023. Apesar do recuo, taxa negativa vem amenizando nos últimos três meses e foi a menor do período.
O estudo indica que o maior destaque positivo mensal para os comerciantes foi a confiança em relação às condições atuais da sua empresa, com aumento de 1,2%, em relação ao mês anterior, retornando o indicador para nível satisfatório, 100,4 pontos. No entanto, apesar desse incremento, o subindicador de condições atuais recuou pelo terceiro mês, -0,1%, revelando, assim, um freio no entusiasmo dos empresários em relação ao seu setor.
De acordo com a pesquisa, os comerciantes também estão sendo prudentes em relação ao mercado de trabalho, com a Intenção de Contratação de Novos Funcionários - Icec apresentando retração de 1,3%, a primeira taxa negativa desde novembro do ano passado. Com todos os itens em queda, o subindicador Intenções de Investimento - Icec caiu 0,8%, o primeiro recuo desde novembro do ano passado, mostrando uma redução da vontade dos comerciantes de continuar a investir para buscar alavancar seus negócios.
Nesse cenário, o subitem Expectativas - Icec teve a maior queda no mês, de 1,1%, o terceiro resultado negativo, o que mostra que a dificuldade encontrada pelos empresários no momento atual já afeta suas percepções em relação aos próximos meses, com ênfase na Expectativa para Economia - Icec, com as maiores quedas tanto na comparação mensal (-1,3%) quanto na anual (-2,3%).
Em relação ao Momento Atual para Economia – Icec, a atividade de eletroeletrônicos, móveis e decoração, cine/foto/som, material de construção e veículos foi a que apresentou maior queda (-2,0%), apesar de permanecer acima do nível de julho de 2023 (+11,8%).

Foto: Adobe Stock

Ciclo negativo
Compartilhe esse post:

Comentários