Cimento Apodi doa capacetes Elmo ao Hospital Municipal de Quixeré (CE)
Texto: Redação Revista Anamaco
Com o objetivo de contribuir com as ações de combate à pandemia de Covid-19 no interior cearense, a Cimento Apodi doou cinco capacetes Elmo ao Hospital Municipal Joaquim Manoel de Oliveira em Quixeré (CE). O prefeito Antônio Joaquim Gonçalves de Oliveira representou o município durante a entrega, em 08 de julho, que também contou com a participação de Marco Aurélio, gerente industrial da fábrica da Apodi na cidade; Gisele Sestren, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da companhia; e Cybelle Borges, especialista em Sustentabilidade da empresa. “Acreditamos que as ações colaborativas entre a empresa e os poderes públicos municipais são fundamentais para a melhoria dos aspectos e indicadores sociais. "Além dessa doação, tivemos uma audiência com o prefeito para apresentar algumas demandas que os moradores da Comunidade do Bom Sucesso estão necessitando, como pavimentação das ruas, bloqueio de entrada de caminhões, uma central de coleta de resíduos, dentre outros assuntos”, comenta Gisele.
O capacete Elmo é um equipamento de respiração artificial não invasivo que tem contribuído para o tratamento de pessoas com quadros leves ou moderados de coronavírus. Com a utilização, a tecnologia pode favorecer na redução do tempo de hospitalização dos pacientes, salvando vidas.
Acomodado ao pescoço do paciente, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação. Dessa forma, a pessoa consegue respirar com auxílio da pressurização e oferta de oxigênio. O sistema possibilita, portanto, a melhora na respiração e pode ser utilizado fora de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O equipamento - que também pode tratar outras enfermidades que comprometem o funcionamento dos pulmões, como pneumonia e H1N1 - é resultado de uma força tarefa que reuniu o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ESP/CE e Funcap, com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do SENAI/Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.
Foto: Divulgação