Cimento Apodi incentiva empreendedorismo e desenvolvimento econômico
Texto: Redação Revista Anamaco
Fruto da iniciativa da Cimento Apodi, em conjunto com a Scatec, o projeto Florescer Quixeré, voltado ao fortalecimento do empreendedorismo e o desenvolvimento econômico nas comunidades de Bom Sucesso, baixada do Félix e localidades do entorno, todas em Quixeré (CE), tem contribuído para a melhoria do dia a dia dos moradores.
O projeto disponibiliza um curso, totalmente gratuito, com conteúdo teórico e prático direcionado ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras, com o objetivo de impulsionar negócios locais e promover um crescimento sustentável para a comunidade.
A iniciativa beneficia cerca de 25 participantes por oficina, a maioria acima de 35 anos, em sua maioria - 81% - mulheres. As aulas, iniciadas em 6 de dezembro, têm como objetivo capacitar as participantes por meio de um programa abrangente de formação, composto por 22 módulos e uma carga horária total de 144 horas, ministradas por professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), e previsão de conclusão em junho de 2025.
As aulas são presenciais, realizadas às sextas e sábados, na sede da Associação Comunitária Padre Abdon Valério, na comunidade Bom Sucesso. O curso conta com a colaboração de renomadas instituições parceiras, como a UERN, Senai, Sebrae, Serlares e Somos Um.
Para o diretor industrial da Apodi, Hilberto Feitosa, a empresa acredita no poder transformador da educação e do empreendedorismo. “O Florescer Quixeré é uma iniciativa que reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes, gerando oportunidades e fortalecendo a economia local”, destaca.
Educação transformadora
A Cimento Apodi desenvolve diversas ações que promovem impactos sociais positivos e o crescimento sustentável. Desde 2018, a empresa desenvolve o projeto Construindo o Saber, voltado para a educação de jovens e adultos, de forma gratuita, que desejem cursar Ensino Fundamental ou Médio. O programa é realizado em Quixeré, Fortaleza e Pecém, localidades onde a Cimento Apodi possui colaboradores. Até o momento, já foram formadas nove turmas, beneficiando 357 pessoas.
A empresa também promove o programa Jovens Transformadores, em parceria com o Senai, que busca qualificar jovens em competências técnicas e comportamentais relacionadas à produção industrial do setor cimenteiro, preparando-os para o mercado de trabalho.
Outro destaque é a UniApodi, Universidade Corporativa da Cimento Apodi, visa promover o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores, com um amplo portfólio de oportunidades de aprendizado que vão além das capacitações técnicas, englobando áreas fundamentais como competências comportamentais, liderança e sustentabilidade.
“A UniApodi nasceu com a missão de inspirar e capacitar nossos colaboradores, tornando-os protagonistas de suas carreiras, com uma visão integrada entre o desenvolvimento humano e os desafios globais. Queremos preparar nossa equipe para o futuro, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e com a criação de valor compartilhado”, destaca Luciane Mello, gerente executiva de DHO, Comunicação e Sustentabilidade da empresa.
Foto: Divulgação