Cimento no centro dos debates
Entre os dias 19 e 21 de maio, a cidade de São Paulo será palco da sexta edição do Congresso Brasileiro de Cimento. O evento deverá reunir profissionais ligados ao setor cimenteiro do Brasil e do mundo para trocar experiências, a partir tendências globais quanto à sustentabilidade, processo de fabricação e inovações tecnológicas.
Hugo Rodrigues, engenheiro e gerente de Comunicação da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o congresso visa apresentar as inovações na fabricação, nos temas relacionados à competitividade, emissões e controles ambientais e, ainda, abordar os aspectos da normalização e qualidade do cimento.
Durante os três dias, o evento contará com cerca de 40 palestras, 10 conferências - sendo que cindo delas são internacionais - e uma área de exposição com mais de 30 empresas. Entre as palestras, Cary O. Cohrs, presidente do Conselho Diretor da PCA, Portland Cement Association (associação americana de cimento), vai falar sobre a indústria norte-americana.
Os temas inovação e tendências globais na fabricação de cimento ficarão por conta de Martin Schneider, presidente da VDZ (associação alemã de cimento) e um dos maiores especialistas mundiais no tema.
Nos quesitos meio ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade, haverá três palestras internacionais - Philippe Fonta, diretor Executivo do Conselho Mundial Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CSI/WBCSD); Rosy Wang, diretora de Soluções Mundiais para Cimento da Schneider Electric e Vagner Maringolo, gerente de Meio Ambiente e Recursos do Cembureau (associação europeia de cimento) - e duas nacionais: Vanderley John, pesquisador e professor da Escola Politécnica (Poli/USP), e Yushiro Kihara, diretor de Tecnologia da ABCP. Essas e outras palestras cobrirão de modo abrangente e detalhado os principais temas hoje estudados pela indústria.
O Congresso acontece no Hotel Maksud Plaza, das 8h às 18h, é promovido pela ABCP e expectativa é que esta edição reúna cerca de 300 profissionais ligados a empresas fornecedoras da indústria de cimento, profissionais do setor, pesquisadores universitários e representantes de grupos cimenteiros do mundo todo, principalmente do Brasil. A quinta e última edição aconteceu em 1999.