Cinco anos em seis meses
VIAPOL |
3º LUGAR - PULVERIZAÇÃO 2º LUGAR - PULVERIZAÇÃO |
TEXTO: REDAÇÃO REVISTA ANAMACO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Em 2020, com o desafio de vencer o inimigo comum - a incerteza causada pela pandemia de coronavírus - cada empresa adotou sua estratégia. O ponto em comum para quem cresceu foi a agilidade na tomada de decisões.
Carla Cunha, gerente Nacional de Varejo da Viapol, lembra que o período foi desafiador, mas com resultados positivos. Ela conta que, no varejo, o incremento ficou um pouco acima de dois dígitos. Desempenho a ser comemorado diante de um período marcado pela crise sanitária e com lojas fechadas.
Ela reconhece que a boa performance, em parte, é resultado da alta demanda por parte do consumidor residencial, mas ressalta que a Viapol estava preparada, visto que, desde 2018, trabalha num plano de aceleração no varejo, em que ampliou o portfólio, desenvolveu nova comunicação para as embalagens, aumentou a equipe de vendas, além de investir em treinamento no ponto de venda. “Todos esses fatores contribuíram para que a empresa surfasse bem nessa onda da alta demanda”, avalia.
Carla destaca que, além do crescimento em faturamento e em volume, foi um período de muita evolução, especialmente no amadurecimento da companhia e sua liderança, facilitado pela aceleração tecnológica. A gerente revela que, em seis meses, a Viapol tomou decisões mais assertivas em menos tempo, mudou a estrutura e implantou novos recursos tecnológicos que levaria cinco anos, no mínimo, para implementar.
A executiva lembra que a companhia também enfrentou a alta demanda versus a escassez de matérias-primas e garante que o papel da alta gestão da companhia fez toda a diferença com a tomada de decisões rápidas e eficazes.
Atenta às demandas e aos fatores que fazem a diferença para o sucesso no varejo, a Viapol trabalhou diferentes estratégias de posicionamento no mercado, gestão dos produtos nas lojas, parcerias com fornecedores e marketing de relacionamento para melhorar seu desempenho no setor. “Nos últimos cinco anos, o varejo da companhia duplicou seu faturamento e é reflexo das estratégias desenvolvidas por uma equipe qualificada e dedicada a este segmento”, pontua.
Com um primeiro semestre com crescimento acima de 40% em faturamento - creditado ao repasse do aumento das matérias-primas e ao crescimento em volume nas principais linhas de produtos, como os cimentícios e as mantas asfálticas -, Carla antecipa que a Viapol deverá aumentar a capacidade de armazenamento do produto final e também deverá investir em maquinários para ampliar a capacidade de produção. “Para este ano, a expectativa é de um desempenho melhor do que o alcançado em 2020. Entre os planos, está a expansão para alguns países. Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai estão no radar”, finaliza.
CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA COM TODOS OS RESULTADOS DO PRÊMIO ANAMACO 2021
CARLA CUNHA
Nos últimos cinco anos, o varejo da Viapol dobrou de faturamento e é reflexo das estratégias desenvolvidas por uma equipe qualificada e dedicada a este segmento