CNC reduz expectativa de vendas para 2022
Texto: Redação Revista Anamaco
Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de novembro de 2021, divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram um crescimento de 0,6% no volume de vendas no varejo. E, apesar da revisão do desempenho de outubro, que havia apurado queda de 0,1% e agora aponta alta de 0,2%, o resultado não é suficiente para compensar a perda de 5% acumulada em agosto e setembro. Esses dados, aliados ao descasamento entre os reajustes dos preços no atacado e no varejo, ao cenário de deterioração das condições de consumo e ao encarecimento do crédito, levaram a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a revisar de 1,2% para 0,9% a expectativa de variação do volume de vendas no comércio varejista em 2022.
José Roberto Tadros, presidente da CNC, avalia que o aumento da circulação de consumidores, que permitiu a reação do setor após as duas ondas da pandemia, já não é o bastante para impulsionar as vendas. Segundo ele, na semana que antecedeu o Natal, a média semanal de fluxo de consumidores chegou a superar em 20% o nível pré-pandemia. “A rápida disseminação da variante Ômicron e a natural desaceleração das compras após as festas de fim de ano passaram a constituir um cenário desafiador para o setor no início de 2022”, observa.
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