Com apoio da AkzoNobel, ABL ganha mural em homenagem a Machado de Assis - Revista Anamaco

Empresas

Com apoio da AkzoNobel, ABL ganha mural em homenagem a Machado de Assis

Texto: Redação Revista Anamaco

A fachada da Academia Brasileira de Letras (ABL) ganhou, oficialmente, em 23 de setembro, um novo ícone: um mural de 18m de altura por 8m de largura em homenagem a Machado de Assis, o maior nome da literatura brasileira. A obra foi concebida e executada pelo projeto NegroMuro, que celebra os 185 anos de nascimento do escritor e eterniza sua presença no coração do Rio de Janeiro com cerca de 1.000 litros de tintas.
O mural conta, além de um grande retrato do autor de Dom Casmurro, detalhes impressionantes, pintados a pincel, trazendo referências estéticas do Rio de Janeiro do século XIX e aspectos pessoais e profissionais do escritor, como sua esposa Carolina e sua paixão pelo xadrez, além de sua trajetória como tradutor e tipógrafo, incluindo, ainda, referências visuais a alguns de seus clássicos.
Criado pelo pesquisador Pedro Rajão e assinado pelo artista Cazé, o mural convida a quem passa pelo local a uma reflexão sobre a sua negritude e a genialidade de quem fundou e presidiu a ABL por mais de uma década. “O movimento Tudo de Cor da Tintas Coral valoriza da arte e da cultura, por isso temos orgulho de contribuir para tornar esse projeto realidade, reavivando histórias com nossas cores e ajudando a perpetuar legados”, comenta Flavia Yumi Takeuchi, gerente de Sustentabilidade da AkzoNobel.

Foto: Tayná Uraz/Divulgação

Com apoio da AkzoNobel, ABL ganha mural em homenagem a Machado de Assis
Compartilhe esse post:

Comentários