Com apoio da AkzoNobel/Tintas Coral, Ararinha-Azul chega às telas - Revista Anamaco

Empresas

Com apoio da AkzoNobel/Tintas Coral, Ararinha-Azul chega às telas  

Texto: Redação Revista Anamaco

Depois de ganhar o céu do Brasil com a pintura do avião mais colorido da América do Sul, enormes grafites e pinturas de prédios históricos, o projeto Ararinha-Azul, uma parceria entre a AkzoNobel/Tintas Coral, a Azul Linhas Aéreas e a Embraer, chega às telas. A iniciativa criada para celebrar o retorno das aves no Brasil e fomentar a conscientização sobre a preservação da biodiversidade agora inclui um curta-metragem de 11 minutos lançado, em 10 de junho, na véspera da data em que as ararinhas começaram a ser soltas, gradualmente, em seu habitat natural.
A ararinha-azul é uma espécie exclusiva do Sertão do São Francisco, especificamente do munícipio de Curaçá (BA). A presença das aves em seu habitat original tem grande importância na educação e preservação da biodiversidade no mundo - e mais especialmente nessa região de bioma único, lar dessas aves e onde também ganha relevância na vida cultural, artística e turística local.
Pensando nisso, o Projeto Ararinha-Azul se uniu ao Projeto da Tita Ararinha, criado pelo ambientalista sertanejo Victor Flores e desenvolvido ao lado de artistas locais, com apoio cultural da AkzoNobel, Azul, Embraer e máster da Bayer.
O objetivo é desenvolver, por meio da literatura e do audiovisual, uma consciência ambiental, sobretudo de preservação da ararinha-azul e da valorização desse bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga.
O projeto tem incentivo Fiscal Federal pela Lei Rouanet, através do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura. A Tita, garota capaz de se transformar em ararinha-azul, alçará voos através do curta-metragem “As Aventuras de Tita”.
Na produção, a chegada de um grupo de ararinhas azuis repatriadas da Europa para o Brasil é interrompida quando a caixa de transporte, misteriosamente, é roubada. Cabe à Tita e aos amigos Timbum (o peixe-pintor) e Dudé (o bode aventureiro) investigarem o ocorrido e encontrarem uma solução para salvar os animais e proteger a caatinga.
Dirigido por Eduardo Padrão e baseado na obra de Victor Flores, o curta é uma forma de mostrar às crianças do Brasil e do mundo a importância de preservar esse bioma tão fundamental ao País e ao planeta. A obra tem versão em português, inglês e espanhol e foi produzida pelo estúdio pernambucano Viu Cine. O curta pode ser visto no canal do YouTube Victor Flores e a Tita e também será exibido durante os voos da Azul.
Flores lembra que a caatinga sofreu, historicamente, com narrativas de que é tudo seco, tudo morto, e isso potencializou a degradação velada e a extinção na natureza da ararinha-azul. “O projeto ‘As Aventuras de Tita’, que engloba quatro livros infantis, músicas e, agora, o curta-metragem, surgiu com a missão de despertar nesse público um sentimento de pertencimento e valorização desse bioma, que é exclusivamente brasileiro. Agora, com a parceria de empresas que compartilham desses valores de preservação, a ararinha mais simpática do Brasil irá alçar voos ainda maiores”, comemora.

Foto: Divulgação

Com apoio da AkzoNobel/Tintas Coral, Ararinha-Azul chega às telas  
Compartilhe esse post:

Comentários