Com apoio da Stihl, reserva amazônica ganha websérie sobre manejo sustentável
Texto: Redação Revista Anamaco
A atuação do programa Florestas Comunitárias na Reserva Extrativista Arióca Pruanã, localizada em Oeiras do Pará (PA), é tema da websérie “Ideias que Florescem na Amazônia”. O programa socioambiental, que tem como objetivo a capacitação técnica para a realização do manejo florestal sustentável, é realizado pelo Instituto Floresta Tropical (IFT) com o apoio da Stihl.
A iniciativa, que estreou em 20 de abril, mostra como a atividade é capaz de proteger e perpetuar a floresta para as gerações futuras, ao mesmo tempo em que gera renda para a comunidade local. Com apresentação da jornalista Paula Varejão, o conteúdo conta com cinco episódios, que serão lançados, semanalmente, no canal da Stihl no YouTube.
Marcelo Galdino, engenheiro florestal e coordenador do Programa Florestas Comunitárias do IFT, explica que o manejo sustentável é uma forma de administrar e extrair recursos florestais e, ao mesmo tempo, preservar a natureza, respeitar as comunidades e gerar renda. “Mediante um plano sustentável, apresentado ao órgão licenciador, neste caso o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), apresenta-se as diretrizes do trabalho: como será a extração e o levantamento das árvores; onde estão as áreas de preservação permanentes e as áreas produtivas; quais espécies serão exploradas; entre outras informações técnicas. Por exemplo: a cada seis árvores presentes na floresta, pode-se explorar uma, para que a floresta mantenha sua capacidade de regeneração. Assim, mostramos que é possível exercer a vocação das comunidades locais e trabalhar com os recursos naturais sem degradar o meio ambiente”, salienta.
Raul Kriedte, gerente de Qualificação e Ações Socioambientais da Stihl, destaca a importância de exaltar um projeto tão relevante sob o ponto de vista da sustentabilidade e do desenvolvimento socioeconômico local. “O objetivo do projeto e desta união de forças é melhorar o processo do manejo sustentável florestal, contribuindo com a preservação e qualificando a atuação do uso dos recursos naturais. A websérie é um formato estratégico para expor e compartilhar a importância e os detalhes da iniciativa, além do impacto positivo nos envolvidos no processo, sejam os profissionais atuantes ou a comunidade local como um todo. É uma oportunidade de ampliar a visibilidade da ação para disseminar conhecimento sobre o tema do manejo sustentável com cunho informativo e educativo”, frisa.
Os episódios terão como tema: Preservando a Floresta Tropical, Manejo Florestal Sustentável na Prática, Cultivo Sustentável do Açaí, Força Feminina no Manejo Florestal e O Futuro nas Florestas Comunitárias.
Foto: Divulgação