Com apoio do Instituto Votorantim, cidade paraense ganha novo centro de saúde
Texto: Redação Revista Anamaco
A cidade de Primavera (PA) ganhou, em 11 de fevereiro, o Centro de Saúde Francisca de Araújo Castro (Dona Chiquinha), com 832 m² e capacidade de atendimento 24 horas por dia, para até 200 pacientes, fruto do Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Votorantim e a Prefeitura Municipal. Serão oferecidos atendimentos em urgência e emergência, consultas especializadas, de exames de Ultrassonografia e Obstetrícia e acolhimento às gestantes para partos normais humanizados.
O Centro Médico possui dez leitos de enfermaria, duas salas de procedimentos, um posto de enfermagem, dois consultórios médicos, dependências administrativa e de pessoal, além de três Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A unidade conta com uma equipe de 58 profissionais composta por médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde.
A cidade de Primavera está localizada a 194 km da capital paraense e possui cerca de 10 mil habitantes. Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito de Primavera, Áureo Bezerra Gomes; a secretária municipal de Saúde de Primavera, Vanessa Oliveira da Trindade; o diretor global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto, Engenharia e Energia da Votorantim, Álvaro Lorenz; a gerente de Transformação Social da Votorantim Cimentos, Priscilla Alvarenga; e o gerente da fábrica da Votorantim de Primavera, Rodrigo Telles.
Na ocasião, Lorenz destacou que os investimentos e as soluções implementadas para estimular o desenvolvimento de Primavera estão alinhados aos Compromissos 2030, que têm a sustentabilidade entre seus pilares estratégicos e em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “O município de Primavera faz parte da nossa história e da nossa jornada de evolução. Esse tipo de parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada é mais um incentivo para seguirmos investindo e impulsionando o desenvolvimento do município e das pessoas que aqui vivem e trabalham”, destacou.
Paralelamente, será continuado o programa Apoio à Gestão Pública (AGP), em Primavera, criado em 2012 pelo Instituto Votorantim e em vigência desde 2020 na cidade para oferecer suporte técnico aos municípios na elaboração de planos de contingência para o enfrentamento da pandemia.
“Com a inauguração do novo Centro de Saúde e a continuidade do AGP Saúde, reforçamos o nosso compromisso de longa data com o município. Temos muito orgulho de fazer parte dessa comunidade e de contribuir para elevar a qualidade de vida da população”, finalizou Telles.
Foto: Divulgação