Com investimento de US$ 232 milhões, Gerdau inaugura usina na Argentina
A Gerdau acaba de inaugurar uma usina produtora de aço na cidade de Pérez, província de Santa Fé, Argentina. Há mais de 40 anos não se construía uma usina dessas características no país.
Iniciada em 2014, a construção representou um investimento de US$ 232 milhões e a geração de mais de 800 postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. Esse número, segundo a empresa passou de 1.000 trabalhadores durante a fase de obras.
A nova aciaria, que está a seis quilômetros da unidade de laminação da Gerdau localizada na mesma cidade, tem uma capacidade instalada anual de 650.000 toneladas de aço produzidos a partir da fusão de sucata ferrosa, utilizando tecnologia de última geração.
Reforçando o compromisso que a companhia tem com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está inserida, a usina cumpre com os conceitos de eficiência energética, segurança e meio ambiente. “"Esse investimento marca o começo da nossa produção de aço na Argentina e reforça nosso compromisso com o país. Esse é um mercado estratégico para nós e esta nova usina fortalece a posição da empresa na região", explica André Gerdau Johannpeter, diretor-Presidente (CEO) da Gerdau.
Fernando Lombardo, diretor executivo da Gerdau na Argentina e Uruguai, destaca que a aciaria não tem apenas relevância para o Grupo, mas também é de grande importância para a Argentina. “Será possível integrar o processo de elaboração e laminação do aço, substituindo as importações de matérias-primas com valor equivalente a 100 milhões de dólares anuais. Isso resulta em um aumento da capacidade instalada de produção de aços longos no país em 34%", ressalta o executivo.