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Com tecnologia, Carajás oferece autoatendimento para seus clientes

Texto: Redação Revista Anamaco

Com o objetivo de oferecer mais praticidade na hora da compra, a Carajás Home Center dispõe de recursos digitais para ampliar a qualidade da experiência do consumidor em suas lojas. Trata-se do Totem de Autoatendimento Carajás e do Ponto de Vendas Móvel, duas iniciativas que visam oferecer eficiência no atendimento e agilidade, além de maior autonomia na jornada de compra. 
Desenvolvidos pelo núcleo Carajás Labs, setor da responsável por soluções e inovação da varejista, os recursos têm o objetivo de reduzir o tempo de espera na fila dos caixas tradicionais, garantindo agilidade no atendimento junto ao vendedor, além de facilidade para localizar promoções e produtos e fazer pagamentos. 
Com um ano de operação, os resultados demostram o sucesso das iniciativas. “Podemos dizer que reduzimos em 20% as filas em nossas unidades. Além disso, registramos um milhão de transações ao dia por meio dos sistemas da Carajás, o que demonstra a eficiência da tecnologia nas nossas lojas físicas e a satisfação de nossos clientes”, afirma Roberto Alfredo, diretor de Operações da Carajás Home Center.
O self-checkout foi implementado em 2022 e, atualmente, conta com a tecnologia em todas as unidades. A iniciativa é fruto de uma parceria com a empresa de automação Laurenti. O totem de autoatendimento funciona da seguinte forma: o cliente faz a leitura do código de barras e efetua o pagamento. Na sequência, o produto é embalado e a compra é finalizada em poucos minutos. “O Totem Carajás também se destaca por sua usabilidade, que conta com layout intuitivo, uma tela de 32 polegadas e um conjunto de funcionalidades, que facilitam o autoatendimento”, garante o diretor. 
Por outro lado, dentro do varejo de construção, o diferencial da Carajás vai além da facilidade do autoatendimento e agilidade no pagamento, pois o sistema é integrado e conta com funcionalidades específicas.
Segundo Francisco Cardoso Nunes, gerente de Inovações Digitais da Carajás, a integração foi pensada para otimizar o processo de compra de itens unitários, ao mesmo tempo em que atende grandes orçamentos de obras e reformas, garantindo o comissionamento do vendedor, que é fundamental aos negócios da Carajás, em todas as vendas. “Nossos vendedores podem montar o orçamento do cliente, que pode finalizar a compra pelo self-checkout com o QR Code gerado. Desse modo, nosso sistema assegura que todos os orçamentos gerem o comissionamento ao vendedor”, complementa Nunes.
O Ponto de Venda Móvel (PDV Móvel), por sua vez, oferece funcionalidades personalizadas, adesão de promoções e até venda de produtos com um tablet na mão. Essa ferramenta visa proporcionar atendimento ágil junto ao vendedor, que auxilia o cliente para que compras sejam feitas de forma mais rápida, de onde estiver na loja. 
O sistema é operado em parceria com a Cielo Digi e conta com uma plataforma de venda integrada, desenvolvida pelo time da Carajás Labs. Segundo Nunes, a solução para as lojas permite que os colaboradores realizem um trabalho mais eficiente e produtivo. “O PDV Móvel possibilita ao vendedor fornecer descontos atrativos, visualizar produtos em estoques, emitir notas, entre outros serviços, a partir de um clique. E o pagamento pode ser feito pelo cliente ali mesmo, na hora, sem burocracia ou filas, tornando a experiência do cliente mais prática”, ressalta. 
Alfredo reforça que para a Carajás Home Center, a qualidade do atendimento ao cliente é primordial aos negócios. “Buscamos, constantemente, melhorias em nossos processos para oferecer ao cliente a melhor experiência de compra do mercado. Sobretudo nos últimos meses do ano, quando as vendas aquecem e o volume de pessoas em nossas lojas aumenta, buscamos uma solução capaz de acelerar o tempo investido pelo consumidor, seja nos corredores das lojas ou em nossos caixas”, afirma o diretor.

Foto: Divulgação

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