Empresas

Com tecnologias da indústria 4.0, Alubar melhora produtividade

Texto: Redação Revista Anamaco      

A Alubar, empresa que oferece soluções em cabos elétricos de alumínio e cobre, busca estar preparada para os desafios do futuro. Para isso, investe em tecnologias e conceitos da indústria 4.0, que aceleram e facilitam o processo produtivo e as decisões nos negócios.
Há pouco tempo, a fábrica instalou QR Codes dinâmicos nas máquinas utilizadas para produzir vergalhões e condutores de alumínio. Com os códigos, os colaboradores podem atualizar e acessar, de forma rápida, informações importantes sobre a condição dos equipamentos, o que acelera a tomada de decisão a respeito da manutenção das máquinas.
César Damasceno, coordenador de Manutenção Preditiva da empresa, explica que, com as informações das máquinas na palma da mão, os inspetores podem planejar melhor as manutenções, o que garante a maior disponibilidade dos equipamentos, mais produtividade e redução de custos. “Ao fazer a leitura do QR Code, o inspetor de manutenção já tem acesso aos dados de fabricante, datas agendadas para manutenção e condições operacionais do equipamento. Se um problema for identificado, a necessidade de intervenções pode ser avaliada na mesma hora”, relata.
O sistema de informações por QR Code já está nas máquinas que produzem cabos e vergalhões de alumínio. A partir de julho, a melhoria chegará, também, à produção Cobre. Com os dados, o inspetor pode escolher o melhor momento de parar a máquina para manutenção. “Quando uma parada é programada, o tempo de trabalho naquela máquina é bem menor e o custo é reduzido também porque não há situação emergencial de compra e contratos de apoio. Assim, saber se o equipamento pode esperar uma manutenção programada ou não é estratégico para manter o ritmo de produtividade”, reforça Damasceno.

Foto: Divulgação

Com tecnologias da indústria 4.0, Alubar melhora produtividade
Compartilhe esse post:

Comentários