Começo de ano positivo
A Portobello acaba de divulgar seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2014. De acordo com a empresa, no período, a receita líquida foi de R$ 206 milhões, superando em 18% o desempenho alcançado no mesmo período de 2013 e o lucro líquido chegou a R$ 15 milhões no período, um incremento de 11% sobre o primeiro trimestre do ano passado, com margem líquida de 7%.
Diante de um mercado financeiro instável no início de 2014, com o rebaixamento do Brasil de sua nota de risco para BBB-, pela S&P, e também com a baixa expectativa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, entre outros fatores negativos, a demanda por material de construção e acabamentos teve um crescimento de 8% no primeiro trimestre do ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
Nesse cenário, a Portobello teve um desempenho superior, em sete pontos percentuais, quando comparado com o índice da associação, consolidando ganhos de market share. "O desempenho da Portobello foi consistente com a estratégia da companhia, através de crescimento orgânico rentável e sustentável", afirma César Gomes Júnior, presidente da empresa. "A manutenção do segmento de atuação da Portobello, aliado ao modelo de gestão da organização e de distribuição através de quatro canais distintos, resultou em um crescimento de receita, enquanto que a expansão da margem se deu pela escala natural da operação e pela eficiência na gestão de custos e despesas", acrescenta.
Na avaliação do executivo, os principais fatores que contribuíram para o desempenho dos primeiros três meses deste ano foram os mesmos verificados no trimestre anterior: aumento do volume físico de vendas e mix de venda de produtos mais nobres, cuja lucratividade por unidade vendida é maior. Já o aumento da receita líquida é creditado à demanda crescente por produtos mais inovadores, com design e soluções tecnológicas diferenciadas.
Entre os canais engenharia, varejo multimarcas e Portobello Shop, destaca-se o crescimento deste último com melhor desempenho e rentabilidade. "Temos no programa a abertura de novas lojas, dando continuidade ao plano de expansão deste canal", revela o presidente.