Comércio volta a crescer em maio e registra maior alta nas vendas em 20 anos - Revista Anamaco

Vendas em alta

Comércio volta a crescer em maio e registra maior alta nas vendas em 20 anos

  

Texto: Redação Revista Anamaco

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (08 de julho), o resultado da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Segundo o levantamento, o volume de vendas do varejo aumentou 13,9% em maio, maior crescimento desde o início da série histórica, em janeiro de 2000. A alta, entretanto, foi insuficiente para o setor recuperar as perdas de março e abril, que refletiram os efeitos do isolamento social para controle da pandemia de Covid-19. Com isso, no acumulado do ano, o varejo registra queda de 3,9% e, nos últimos 12 meses, o cenário é de estabilidade (0%).
A pesquisa aponta uma perda de ritmo dos impactos do isolamento social no comércio. De todas as empresas consultadas, 18,1% relataram impacto do isolamento em suas receitas em maio. Em abril, esse número era 28,1%, o maior percentual desde o início da pandemia. Com isso, há a indicação de crescimento nas atividades dessas companhias.
Nesse cenário, o comércio varejista ampliado, do qual faze parte o varejo de material de construção, cresceu 19,6% em relação a abril, descontando parte da queda dos dois meses anteriores. O setor de construção, sozinho, alcançou alta de 22,2% no período.
As 27 unidades da federação tiveram crescimento no volume de vendas do varejo na passagem de abril para maio. Entre os maiores destaques estão Rondônia (36,8%), Paraná (20,0%) e Goiás (19,4%). No comércio varejista ampliado, a variação também foi positiva nas 27 unidades da federação, com destaque para Rondônia (35,2%), Rio Grande do Sul (27,9%) e Espírito Santo (27,1%).

 

Foto: Adobe Stock

Comércio volta a crescer em maio e registra maior alta nas vendas em 20 anos
Compartilhe esse post:

Comentários