Como incrementar as vendas
Texto: Redação Revista Anamaco
Margaret Candossim, arquiteta e sócia da Candossim e Cabana, empresa especializada em arquitetura de varejo, e Marcos Morrone, fundador da Design Novarejo, escritório especializado no desenvolvimento de conceitos de loja, foram os responsáveis pela palestra "Melhore suas vendas sem investir muito". Realizada em 10 de abril, no Núcleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor by Grau 10 Editora, espaço montado dentro da Feicon Batimat, a palestra foi iniciada com Morrone, que lembrou que os consumidores mudaram e estão sempre em busca de mais informações. Assim como eles, os produtos também evoluíram, assim como as embalagens.
Nesse novo cenário, as formas de comprar também mudaram. E com tantas novidades, as lojas precisaram se reinventar e oferecer uma nova experiência de compra para os clientes. E nessa nova experiência, as revendas devem se preocupar em evitar atritos, como atendimento ruim, filas grandes e erro de precificação, por exemplo. "Quanto mais a loja puder diminuir esse atrito, melhor para todos", reforça Morrone.
E mais do que isso, o palestrante explicou que o escritório desenvolve projetos entendendo as "dores" dos lojistas. E destacou que os pequenos e médios podem melhorar seus pontos de venda, mas que não podem fechar as portas e parar de vender enquanto reformam. Consciente disso, desenvolveu o projeto de loja 4D, que entrega, em quatro dias, uma loja transformada, eficiente e a baixo custo.
E o que é uma loja eficiente? Margareth explica que a melhoria de um ponto de venda, que se reverte em boas vendas, passa pela utilização de equipamentos e acessórios de alta tecnologia, que transforma a experiência na revenda. Segundo ela, o primeiro passo é ter uma fachada atraente, já que esse é o cartão de visitas da empresa. Também importante, o layout da loja deve ser pensado para deixar o produto de fácil acesso aos consumidores. "O layout deve ser integrado para que o cliente ande pela loja toda", destacou, acrescentando que o revendedor deve expor produtos de compra por impulso na entrada da loja, depois os itens de acabamento e, por fim, o básico.
A iluminação é outro fator a ser considerado no ponto de venda, que deve também contar com música ambiente, limpeza e organização. "Os clientes devem entender a loja e se sentir atraidos por ela", frisou.
Garantir um bom fluxo, fidelizar e gerar boas vendas, inclui também a imagem que a empresa passa para os clientes. "O público também deve se sentir acolhido nas lojas e ser simpático a alguma causa da empresa, como responsabilidade social, ambiental ou cultural", explicou.
Foto: Alan Morici/Grau 10 Editora
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