Comportamento diante do crédito
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) lançou, hoje, o Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor. A amostragem que é composta por 25 milhões de registros e envolve diretamente 2.200 SCPC´s e SPC´s do território nacional, em relação à procura do consumidor por crédito, apontou aumento de 0,5% em junho em relação ao mês anterior, refletindo a melhoria do desempenho do varejo e dos financiamentos, embora ainda apresente queda de 18,7% na comparação com junho de 2008.
O movimento de procura ao crédito não foi uniforme: a região Nordeste registrou crescimento de 3,5%, enquanto o Centro-Oeste apresentou queda de 1,4% em junho sobre maio. No Norte houve aumento de 0,9% nas consultas; no Sudeste, de 0,3% e de 0,2% no Sul.
O propósito do novo indicador, segundo Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP e coordenador nacional do novo indicador, é saber como o brasileiro está se comportando diante do crédito. "Há dois anos estamos acompanhando essa movimentação e conseguimos criar uma série histórica dentro do estudo", explica o economista.
O indicador será divulgado todos os meses, entre os dias 10 e 15.