Compromisso com a qualidade
Com estratégias focadas em inovação e relacionamento com clientes, Ceramfix visa conquistar novas parcelas de mercado, no Brasil e no exterior
COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2024 |
Rejuntamentos Cerâmicos - Terceiro Lugar e Menção Honrosa* - Grandes Clientes |
*Menção Honrosa: indústria obteve a melhor Avaliação Geral no seu segmento, excluindo as empresas classificadas em primeiro e segundo lugar
Texto: Redação Revista Anamaco
Foto: Divulgação
Dos desafios, a Ceramfix tem tirado oportunidades e, com isso, registrado bons resultados em 2024. As decisões tomadas têm permitido ajustar a estratégia de mercado para atender às novas demandas do setor. De acordo com Júlio Cesar Fratantonio Filho, diretor Comercial e Estratégia da empresa, as metas para este ano incluem a expansão da presença da marca no mercado nacional, em especial em regiões com grande potencial de crescimento. Para isso, estão ocorrendo investimentos em inovação de produtos e na otimização dos processos produtivos, fatores que deverão contribuir para o aumento da participação de mercado e da consolidação da liderança da companhia em segmentos estratégicos.
O lançamento de produtos é um dos caminhos tomados pela Ceramfix, de modo a oferecer ao mercado itens diversificados, inovadores e de melhor desempenho. Entre os itens em desenvolvimento estão soluções destinadas ao assentamento de lastras e superformatos e maior diversidade de cores de rejuntes. Além disso, a empresa, este ano, intensificou a presença digital e investiu em campanhas de marketing voltadas para grandes clientes e varejistas, o que ajudou a aumentar a visibilidade e fortalecer o relacionamento com parceiros.
Outros pontos fortes são a expansão da atuação da empresa na América Latina e o aprimoramento dos processos internos para aumentar a eficiência produtiva e reduzir o impacto ambiental. “Esperamos que esses projetos estejam concluídos até o primeiro semestre de 2025, gerando aumento na nossa competitividade e a consolidação da nossa posição de destaque no setor de construção civil. Esperamos, também, ampliar nossa participação em mercados internacionais e fortalecer nossa linha de produtos base”, explica.
As expectativas para o fechamento deste ano são positivas, mas moderadas. “Projetamos um aumento de vendas de cerca de 8% em relação a 2023. Isso se deve ao lançamento de novos produtos e ao fortalecimento de nossa presença nos canais de venda”, destaca o diretor.
Algumas ações se dão em continuidade a estratégias já traçadas no ano passado, como aquelas voltadas à maior presença digital e ao fortalecimento das relações comerciais com grandes parceiros, medidas que ajudaram a contornar os desafios relacionados à instabilidade econômica e às flutuações no mercado de construção civil, que impactaram a previsão de crescimento em alguns segmentos.
Para o próximo ano, no entanto, as perspectivas são otimistas. “Esperamos consolidar nossa presença no mercado nacional e internacional, com o lançamento de novos produtos e a ampliação da nossa participação em projetos de construção sustentável. Estamos prevendo um crescimento contínuo, especialmente nas regiões onde estamos expandindo nossa atuação”, finaliza.
JÚLIO CESAR FRATANTONIO FILHO Esperamos consolidar nossa presença no mercado nacional e internacional, com o lançamento produtos e participação em projetos de construção sustentável