Núcleo de Conteúdo by Grau 10 Editora

Comunicação omnichannel

Texto: Redação Revista Anamaco

Com uma apresentação mostrando como estamos altamente conectados, Thiago Costa, jornalista, mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e especialista em Marketing, fez uma palestra, no cleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor by Grau 10 Editora. sobre "Comunicação omnichannel: atingindo o cliente em todos os espaços". Para contextualizar, Costa mostrou dados da internet no Brasil. Segundo ele, somos 210 milhões de brasileiros, sendo 139 milhões com acesso à internet; 130 milhões que usam as redes sociais; 143 milhões de celulares e 120 milhões que acessam a internet por meio dos aparelhos celulares. Bastante "antenados" os consumidores estão conectados o tempo todo. "Os clientes entram na loja e confrontam, via celular, os preços no ponto de venda", observou.
Embora a tecnologia esteja muito presente na vida das pessoas, o palestrante destacou que não é possível achar que só a internet é importante. E reforçou que o essencial para as empresas é ter uma integração de canais porque, embora a internet seja importante, a grande vedete na casa dos brasileiros ainda é a televisão. Na sua percepção, a integração se faz necessária porque com tanta informação, o nível de atenção das pessoas está muito baixo. Dessa forma, para uma marca ou uma empresa se fixar na lembrança dos consumidores, ela precisa aparecer a todo momento.
Outro dado importante que reforça a teoria da integração mostra que quando as pessoas veem anúncios em um canal, elas os procuram em outros meios. Segundo Costa, 55% dos consumidores que veem um anúncio na televisão, pesquisam essa marca/empresa na internet. Esse percentual é de 48% nos anúncios em jornal e de 68% nas revistas. E depois disso tudo, antes de optar por uma compra, faz pesquisas no Instagram, no Facebook, no Reclame Aqui.
O palestrante reforçou que quando uma loja opta por atuar em todos os canais, ela tem de integrá-los, ou seja, uma promoção deve ser comunicada por todos os canais e valer para todas as lojas, sejam físicas ou on line, a equipe deve estar informada também e a empresa precisa manter a consistência na comunicação. "Hoje, não dá mais para ter um preço no site e outro na loja fisica. Se os canais não estiverem integrados, acaba a confiança dos clientes", explicou.
Costa disse, ainda, que todos os meios de comunicação devem ser considerados para se aproximar dos consumidores e que a empresa deve equilibrar os investimentos e medir o que dá melhor retorno.

Foto: Alan Morici/Grau 10 Editora

Clique aqui para assistir a íntegra deste Painel no Canal Revista Anamaco no Youtube

Comunicação omnichannel
Compartilhe esse post:

Comentários