Comunidade do Vidigal recebe instalação de energia solar e capacitação na área - Revista Anamaco

Ação social

Comunidade do Vidigal recebe instalação de energia solar e capacitação na área

Texto: Redação Revista Anamaco

A Comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, por meio da iniciativa de Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG e organizador do Fórum GD Sudeste, em parceria com a PHB, acaba de ganhar um sistema fotovoltaico na potência de 3,6 kW, que foi instalado por Pablo Dorneles, da Solfortes.
A parceria contou, ainda, com Hans Rauschmayer, da Solarize Treinamentos, que apresentou a proposta à Rede Favela Sustentável, que abriga um grupo de trabalho sobre energia solar, e escolheu a ONG SER Alzira de Aleluia para receber o sistema. Para tanto, a entidade aceitou o desafio de reverter e ampliar o telhado na laje do prédio da instituição. Após a parada forçada da pandemia, juntaram-se 20 colaboradores de cinco comunidades e do asfalto e executaram a obra completa em cinco dias.
A ONG oferece cursos, entre eles de inglês, tecnologia, dança, treinamentos preparatórios de primeiro emprego para jovens do Vidigal, e ministrará capacitação sobre a tecnologia solar na  comunidade. O centro de educação profissional Alzira foi fundado em 2003, por Elma Maria da Silva de Aleluia e Antônio Carlos de Aleluia. Em 1970, Antônio foi o primeiro jovem da comunidade a entrar na Universidade Federal Fluminense no curso de engenharia. ‘’Foi uma honra contribuir para este projeto e beneficiar a ONG com a redução em energia elétrica, e incentivar a capacitação para que os jovens da comunidade tenham uma profissão e atuem no setor renovável’’, destaca Fraga.
A energia solar deverá aliviar as contas de energia da ONG. ‘’Na instituição, a educação e formação vêm por intermédio da inovação e nós podemos observar isso pelo crescimento da energia solar, sendo uma ferramenta de abertura em novos empreendimentos. Não importa a idade, cor ou gênero, mas sim inovar para criar’’, diz Elma Maria.

Foto: Divulgação

Comunidade do Vidigal recebe instalação de energia solar e capacitação na área
Compartilhe esse post:

Comentários