Comunidades quilombolas do Pará celebram formação profissional
Texto: Redação Revista Anamaco
Alinhada à estratégia de contribuir com o desenvolvimento das comunidades vizinhas de suas unidades, a Hydro promove, em parceria com o Senai, o Programa de Capacitação Profissional. Representando um investimento de mais de R$ 2 milhões apenas em 2023, o objetivo é fornecer cursos profissionalizantes para os moradores dessas comunidades, além de deixar um legado de conhecimento que suporte o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável. O último ciclo formou cerca de 100 pessoas dos municípios paraenses de Acará, Moju e Tomé-Açu.
Eduardo Bustamante, gerente de Diálogo e Engajamento da Hydro, explica que o diferencial deste programa é que, junto ao Senai, a empresa formata os cursos para a realidade da comunidade. “Hoje, nós sabemos que muitas comunidades ainda não têm infraestrutura e os moradores não têm como ir até as bases do Senai. Então, levamos as unidades móveis para as comunidades onde se mantém o conforto e segurança para realizar os cursos. A grade é estabelecida a partir das necessidades apontadas nos diálogos com as comunidades. Dessa forma, buscamos continuar contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e sustentável da região, fortalecendo o relacionamento entre a empresa e as comunidades”, comenta o gerente.
A iniciativa é fruto do diálogo com as comunidades onde a empresa atua. “A expectativa sempre é a melhor possível pois, por meio deste curso, os alunos terão a oportunidade de colocar a mão na massa e absorver conhecimentos teóricos e práticos. A partir disso, vão poder desenvolver produtos de forma satisfatória no ambiente de casa ou mesmo fora, empreendendo e revertendo isso em geração de renda”, destaca Erla Mathias, instrutora de cursos na área de Alimentos pelo Senai.
A iniciativa beneficiou mais de 700 pessoas. Até agosto deste ano, foram abertas 285 vagas e oito cursos foram ofertados para sete comunidades. Somente em outubro deste ano, o Programa de Capacitação Profissional formou, aproximadamente, 100 alunos em quatro cursos.
Foto: Divulgação