Confiança apenas na construção - Revista Anamaco

Pesquisa

Confiança apenas na construção

Texto: Redação Revista Anamaco

Índice de Confiança Empresarial (ICE), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 0,7 ponto em setembro, para 94,1 pontos. Com a queda, o índice registra o quarto mês consecutivo em uma faixa de confiança moderadamente baixa, entre 94 e 95 pontos.
O estudo indica que o recuo da confiança em setembro foi motivado pela piora das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Expectativas Empresarial (IE-E) caiu 2,1 pontos, para 93,1 pontos. Todos os componentes do IE recuaram no mês, com destaque para os indicadores de Demanda no horizonte de três meses e Tendência dos negócios seis meses à frente, com quedas de 1,9 e 2,1 pontos, respectivamente. Esse último indicador, que mira um horizonte mais longo, fechou o mês em 90,0 pontos, mais distante do nível neutro de 100 pontos que os outros componentes de expectativas. O Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 0,9 ponto em setembro, para 94,5 pontos.
O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela entidade: Indústria, Serviços, Comércio e Construção. Em setembro, a confiança da Indústria caiu pelo terceiro mês seguido, atingindo o menor nível desde julho de 2020: 91,0 pontos. Em Serviços recuou 0,5 ponto, para 96,9 pontos, e no Comércio, 1,6 ponto, passando para 92,2 pontos. No sentido contrário, a confiança da Construção subiu 2,2 pontos, alcançando 98,1 pontos, o maior nível entre os quatro setores.
No mês, a confiança empresarial subiu em 43% dos 49 segmentos integrantes do ICE, uma disseminação inferior à de 51% observada em agosto.

Foto: Adobe Stock

Confiança apenas na construção
Compartilhe esse post:

Comentários